102 Estudantes de escolas públicas do GDF viajam para intercâmbio na Inglaterra

COMPARTILHE!
102 Estudantes de escolas públicas viajam para intercâmbio na Inglaterra com programa do GDF
Foto: Renato Alves/Agência Brasília
102 Estudantes de escolas públicas viajam para intercâmbio na Inglaterra com programa do GDF
Foto: Renato Alves/Agência Brasília

102 Estudantes de escolas públicas do GDF viajam para intercâmbio na Inglaterra O Governo do Distrito Federal (GDF) deu um passo histórico na educação ao enviar 102 estudantes para a primeira edição do programa “Pontes para o Mundo”, uma iniciativa da Secretaria de Educação (SEEDF). Criado em maio, o programa oferece a alunos da rede […]

102 Estudantes de escolas públicas do GDF viajam para intercâmbio na Inglaterra

O Governo do Distrito Federal (GDF) deu um passo histórico na educação ao enviar 102 estudantes para a primeira edição do programa “Pontes para o Mundo”, uma iniciativa da Secretaria de Educação (SEEDF). Criado em maio, o programa oferece a alunos da rede pública a oportunidade de vivenciar uma imersão acadêmica e cultural em instituições de ensino no Reino Unido. Os estudantes embarcaram conforme o previsto nos dias 3 e 4 de setembro e passarão 17 semanas em escolas parceiras.

A cerimônia de despedida, realizada na Sala Martins Pena, no Teatro Nacional, no último dia 23, celebrou a conquista dos jovens. Durante o evento, o governador Ibaneis Rocha destacou a importância do programa, que nasceu de uma proposta da primeira-dama Mayara Noronha Rocha em parceria com a Secretaria de Educação. “Agradecemos ao governo do Reino Unido e ao BRB por toda a parceria. Certamente será uma experiência muito boa para esses estudantes que talvez não tivessem nenhuma expectativa de conhecer um outro país, outra língua e outra realidade”, afirmou o governador. Ele ressaltou ainda que a experiência de viajar pelo mundo é um grande catalisador de conhecimento e desejou que os alunos “consigam crescer muito na vida”.

Design sem nome 54
Na cerimônia  houve a entrega dos kits de viagem, que incluem uniforme completo, mochila, mala etc.

Durante a cerimônia, Ibaneis Rocha anunciou a ampliação do programa, que oferecerá 400 vagas no próximo ano, com a inclusão de intercâmbios para outros países, como Japão, Alemanha e Espanha. Para garantir a continuidade da iniciativa, o governador indicou o envio de um projeto de lei à Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) para que o programa se torne permanente. A secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, comentou o impacto na vida dos jovens: “Vai ser um divisor de águas na vida deles. Eu mesma fiz intercâmbio aos 15 anos e isso mudou minha visão de mundo, me deixou mais independente.”

Um Projeto com Impacto Pessoal e Profissional

Design sem nome 50

A primeira-dama Mayara Noronha Rocha, idealizadora do projeto, compartilhou a expectativa para o futuro dos estudantes. “Que eles aproveitem cada instante, seja na culinária, no aprendizado, conhecendo novas culturas e pessoas… Essa experiência é mais que a realização de um sonho — em poucos meses, já dá frutos”, disse. Ela enfatizou que o intercâmbio vai além do crescimento pessoal, trazendo “perspectivas de negócios, investimentos, empregos e desenvolvimento para o Distrito Federal”, além da oportunidade de fazer amizade com pessoas do mundo inteiro, provando que a educação “não tem fronteiras”.

O secretário de Relações Internacionais (Serinter-DF), Paco Britto, comemorou o fato de o programa se tornar fixo na rede pública de ensino. “O programa começou levando estudantes às embaixadas e, agora, eles têm a oportunidade de realmente conhecer o mundo. É uma ação inovadora e enriquecedora”, afirmou. A Serinter-DF deu suporte na logística e na obtenção dos vistos, garantindo que a experiência fosse tranquila e segura.

A empolgação com o projeto também foi expressa pelo vice-embaixador interino do Reino Unido, Graham Knight. “Essa parceria é muito importante porque a educação britânica é reconhecida mundialmente e os alunos terão a oportunidade de vivenciar nossa cultura, culinária, esportes e tradições”, destacou. Ele ressaltou o valor comercial e cultural da iniciativa para o Reino Unido, que se fortalece ao criar laços com o Brasil e mostrar oportunidades de estudo em outras regiões, além de Londres e Oxford.

Apoio Integral e o Papel do CIL

Durante a estadia, os estudantes terão uma rotina estruturada conforme o calendário britânico, com atividades que incluem visitas técnicas e culturais. O intercâmbio também prevê apoio emocional, tanto para os alunos quanto para suas famílias. Desde o início de agosto, sessões de acompanhamento psicológico foram realizadas para preparar os jovens para a experiência, com exercícios de autorregulação e incentivo à autonomia.

A preparação dos estudantes para o intercâmbio foi impulsionada pela rede de Centros Interescolares de Línguas (CILs) do Distrito Federal. Com 17 unidades espalhadas por 14 regionais de ensino, a rede é uma política pública consolidada que oferece aulas de inglês, espanhol, francês, japonês e alemão. Nos últimos cinco anos, mais de 350 mil estudantes passaram pelos CILs, e o GDF investiu cerca de R$ 1,37 milhão em manutenção predial. A rede, com 829 professores, cumpre o papel de promover a formação integral, focando na comunicação e inclusão.

Design sem nome 47

O “Pontes para o Mundo” e os CILs são reflexos do compromisso do GDF com uma educação de qualidade. Segundo Ibaneis Rocha, o governo tem feito investimentos significativos na reforma de quase todas as 800 escolas da rede pública, com a promessa de concluir as reformas em todas as 53 restantes até o próximo ano. Além da infraestrutura, o GDF também tem investido na capacitação dos professores, o que contribui para o avanço da educação e prepara os alunos para um futuro promissor, onde o conhecimento de outro idioma e a vivência internacional podem abrir portas.

Fonte: Agência Brasília

Quer ficar por dentro de todas as novidades?
Siga o      Minuto61 no Instagram    !

Receba as últimas notícias no Whatsapp !
Siga o canal “Últimas Notícias”  WhatsApp

Quer denunciar ou sugerir uma reportagem?
Envie para Portal Minuto61 DF

 

Portal Minuto 61 © 2022 – Strike Media

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Conheça nossa política de privacidade.