Centro para Autistas: Dep. Eduardo Pedrosa faz cobrança
Confira o discurso do Deputado Eduardo Pedrosa no dia Mundial do Orgulho Autista.
“Eu não poderia deixar de vir aqui na tribuna falar do Dia Mundial do Orgulho Autista. Queria aqui, nesse dia especial, trazer essa minha fala. Relembrando que esse é um dia no qual a gente quer mostrar e deixar claro que a gente precisa se conscientizar sobre o autismo. Porque o autismo não é uma doença, é uma diferença. E para a gente mudar essa concepção de muitas pessoas que ainda veem o transtorno de espectro autista dessa maneira.
Nós não podemos entrar numa linha de que para resolver as coisas das pessoas com autismo no nosso país, as pessoas têm que entrar na justiça. Não, nós temos que fazer políticas públicas eficientes do parlamento, mas buscando sempre que o executivo as execute da melhor maneira possível. Acho que é muito importante a gente falar sobre o centro de referência para as pessoas com autismo. Eu quero trabalhar em cima disso, faço um apelo para que todos os deputados possam trabalhar também. Faço aqui um pedido público para que a Secretaria de Saúde, para que o governo crie um projeto desse. Para que a gente consiga avançar para entregar esse equipamento público que é tão importante para essas famílias.”
Deputado Eduardo Pedrosa
Dia Mundial do Orgulho Autista
O dia 18 de junho, comemora-se o Dia Mundial do Orgulho Autista. A data foi celebrada inicialmente no ano de 2005, pela organização americana, Aspies for Freedom. No Brasil, especificamente em Brasília, um grupo de pais, familiares e amigos de pessoas com autismo, aderiu ao movimento, e desde então a data tem se tornado mais popular no país a cada ano.
O objetivo do Dia do Orgulho Autista é mudar a visão negativa dos meios de comunicação quanto ao autismo, e também da sociedade em geral, passando o autismo de “doença” para “diferença”. Assegurar que as pessoas com autismo não são doentes, mas sim que elas possuem algumas características próprias que lhes trazem desafios e recompensas únicas, é a essência da comemoração. O Transtorno do Espectro Autista (TEA) envolve atrasos e comprometimentos do desenvolvimento, seja da linguagem, seja no comportamento social.
Por Redação Minuto61