Logo Minuto61

Estudar com Edital Aberto: SIM ou NÃO?

Estudar com Edital Aberto: SIM ou NÃO?
Estudar com Edital Aberto: SIM ou NÃO?

Se você já ouviu que não deveria estudar para uma prova apenas com edital aberto, precisa ler esta matéria.

Um dos conselhos mais errados que os concurseiros escutam quando começam a estudar: não estude depois da publicação do edital! No entanto, isso é muito desanimador e um erro grave que pode te atrasar.

Principalmente para os iniciantes, é fundamental utilizar um edital atual vigente para orientar os estudos. Essa tática, que pode parecer contraintuitiva para alguns, apresenta diversas vantagens e pode ser a chave para alcançar o tão sonhado cargo público.

Por que estudar com edital aberto?

Motivação

Estudar com o edital em mãos proporciona um senso de urgência e propósito. O prazo para a prova se torna um motivador que impulsiona o concurseiro a se dedicar com mais afinco valorizando o tempo de estudo que tem. Além disso, o edital detalha o conteúdo programático, permitindo um estudo mais direcionado e eficiente.

Estilo da banca

Cada banca examinadora possui suas peculiaridades e tendências na elaboração das questões. Ao focar em concursos com edital aberto, o candidato tem a oportunidade de se familiarizar com o estilo da banca naquele momento, visto que até mesmo a “jurisprudência” das bancas muda com o tempo. Apenas resolver provas passadas como simulado pode ser um tiro no pé.

Otimização do tempo

Estudar para um concurso específico permite que o candidato aprenda a gerenciar seu tempo e a concentrar seus esforços nos conteúdos mais relevantes e identificar padrões que se repetem em outras provas. Ao se preparar para um concurso com edital aberto, o candidato adquire conhecimentos e habilidades que podem ser aproveitados em outros certames com conteúdos semelhantes. Essa experiência acumulada aumenta a confiança e a capacidade de aprendizado, facilitando a aprovação em concursos futuros.

Reta final

Sua preparação a longo prazo deve ser focada na prova dos seus sonhos, sem desvios de conteúdo. Fazer várias provas não significa abandonar essa estratégia. Assim, será possível aproveitar cada conhecimento novo adquirido e colocá-lo à prova para ajustes antes do grande concurso que você almeja.

Ao se preparar para um concurso com edital aberto, o candidato adquire conhecimentos e habilidades que podem ser aproveitados em outros certames com conteúdos semelhantes. Essa experiência acumulada aumenta a confiança e a capacidade de aprendizado, facilitando a aprovação em concursos futuros.

Participar de concursos, mesmo sem estar totalmente preparado, é fundamental para o aprendizado e o seu desenvolvimento como concurseiro. As provas são o ambiente real do concurso para você testar seus conhecimentos, identificar seus pontos fracos e aprender a lidar com a pressão e o nervosismo.

Além disso, fazer provas regularmente ajuda a manter o ritmo de estudo e a motivação em alta. Cada prova é uma oportunidade de aprendizado e de aprimoramento, e os erros cometidos servem como lições valiosas para o futuro.

Embora seja importante fazer o máximo de provas possível, é fundamental ter um foco principal. Você precisa escolher um concurso como seu objetivo principal e direcionar seus esforços para aquela área. É apenas nesse concurso que você deve fazer uma reta final.

A reta final é o período que antecede a prova, em que o candidato intensifica seus estudos, revisa os conteúdos e se prepara para o grande dia. Entretanto, essa operação pré-prova não precisa ser aplicada para todas, mas apenas para o seu foco principal.

Conclusão

Estudar para concursos com edital aberto é uma estratégia muito eficaz para alcançar a aprovação. Ao focar em um objetivo concreto e próximo, você aumenta sua motivação, otimiza seu tempo de estudo e se familiariza com o estilo da banca. Além disso, fazer provas regularmente e ter um foco principal são fatores cruciais para o sucesso na jornada rumo ao cargo público.


SIGA NO INSTAGRAM: @anamariamentoria
MAIS VÍDEOS NO YOUTUBE: @ANAMARIAMENTORIA
MAIS ARTIGOS DA COLUNA CONCURSEIROS

70% das questões de prova estão aqui

Últimas Notícias

Concurseiros

Portal Minuto 61 © 2022 – Strike Media

Você ajuda nosso portal a crescer e continuar
trazendo as notícias mais importantes!

Sua participação faz toda a diferença!

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Conheça nossa política de privacidade.