Se você já ouviu que não deveria estudar para uma prova apenas com edital aberto, precisa ler esta matéria.
Um dos conselhos mais errados que os concurseiros escutam quando começam a estudar: não estude depois da publicação do edital! No entanto, isso é muito desanimador e um erro grave que pode te atrasar.
Principalmente para os iniciantes, é fundamental utilizar um edital atual vigente para orientar os estudos. Essa tática, que pode parecer contraintuitiva para alguns, apresenta diversas vantagens e pode ser a chave para alcançar o tão sonhado cargo público.
Por que estudar com edital aberto?
Motivação
Estudar com o edital em mãos proporciona um senso de urgência e propósito. O prazo para a prova se torna um motivador que impulsiona o concurseiro a se dedicar com mais afinco valorizando o tempo de estudo que tem. Além disso, o edital detalha o conteúdo programático, permitindo um estudo mais direcionado e eficiente.
Estilo da banca
Cada banca examinadora possui suas peculiaridades e tendências na elaboração das questões. Ao focar em concursos com edital aberto, o candidato tem a oportunidade de se familiarizar com o estilo da banca naquele momento, visto que até mesmo a “jurisprudência” das bancas muda com o tempo. Apenas resolver provas passadas como simulado pode ser um tiro no pé.
Otimização do tempo
Estudar para um concurso específico permite que o candidato aprenda a gerenciar seu tempo e a concentrar seus esforços nos conteúdos mais relevantes e identificar padrões que se repetem em outras provas. Ao se preparar para um concurso com edital aberto, o candidato adquire conhecimentos e habilidades que podem ser aproveitados em outros certames com conteúdos semelhantes. Essa experiência acumulada aumenta a confiança e a capacidade de aprendizado, facilitando a aprovação em concursos futuros.
Reta final
Sua preparação a longo prazo deve ser focada na prova dos seus sonhos, sem desvios de conteúdo. Fazer várias provas não significa abandonar essa estratégia. Assim, será possível aproveitar cada conhecimento novo adquirido e colocá-lo à prova para ajustes antes do grande concurso que você almeja.
Ao se preparar para um concurso com edital aberto, o candidato adquire conhecimentos e habilidades que podem ser aproveitados em outros certames com conteúdos semelhantes. Essa experiência acumulada aumenta a confiança e a capacidade de aprendizado, facilitando a aprovação em concursos futuros.
Participar de concursos, mesmo sem estar totalmente preparado, é fundamental para o aprendizado e o seu desenvolvimento como concurseiro. As provas são o ambiente real do concurso para você testar seus conhecimentos, identificar seus pontos fracos e aprender a lidar com a pressão e o nervosismo.
Além disso, fazer provas regularmente ajuda a manter o ritmo de estudo e a motivação em alta. Cada prova é uma oportunidade de aprendizado e de aprimoramento, e os erros cometidos servem como lições valiosas para o futuro.
Embora seja importante fazer o máximo de provas possível, é fundamental ter um foco principal. Você precisa escolher um concurso como seu objetivo principal e direcionar seus esforços para aquela área. É apenas nesse concurso que você deve fazer uma reta final.
A reta final é o período que antecede a prova, em que o candidato intensifica seus estudos, revisa os conteúdos e se prepara para o grande dia. Entretanto, essa operação pré-prova não precisa ser aplicada para todas, mas apenas para o seu foco principal.
Conclusão
Estudar para concursos com edital aberto é uma estratégia muito eficaz para alcançar a aprovação. Ao focar em um objetivo concreto e próximo, você aumenta sua motivação, otimiza seu tempo de estudo e se familiariza com o estilo da banca. Além disso, fazer provas regularmente e ter um foco principal são fatores cruciais para o sucesso na jornada rumo ao cargo público.
SIGA NO INSTAGRAM: @anamariamentoria
MAIS VÍDEOS NO YOUTUBE: @ANAMARIAMENTORIA
MAIS ARTIGOS DA COLUNA CONCURSEIROS