Explosões de pagers no Líbano deixam 11 mortes e 4 mil feridos.

COMPARTILHE!
Explosões de pagers no Líbano deixam 11 mortes e 4 mil feridos.
Foto: Retirada de vídeo da Internet
Explosões de pagers no Líbano deixam 11 mortes e 4 mil feridos.
Foto: Retirada de vídeo da Internet

Explosões de pagers no Líbano deixam 11 mortes e 4 mil feridos. Na última terça-feira, o Líbano foi abalado por uma série de explosões de pagers, dispositivos amplamente utilizados pelos membros do Hezbollah para evitar a intercepção de comunicações deixando um rastro de devastação. O incidente ocorreu em várias localidades do país, principalmente nos subúrbios […]

Explosões de pagers no Líbano deixam 11 mortes e 4 mil feridos.

Na última terça-feira, o Líbano foi abalado por uma série de explosões de pagers, dispositivos amplamente utilizados pelos membros do Hezbollah para evitar a intercepção de comunicações deixando um rastro de devastação. O incidente ocorreu em várias localidades do país, principalmente nos subúrbios ao sul de Beirute e em regiões no oeste e sul libanês, resultando em 11 mortes confirmadas e cerca de 4 mil feridos, incluindo crianças e civis.

Entre os feridos, relatos indicam casos graves de perda de visão, amputações e necessidade de tratamentos médicos urgentes, sobrecarregando hospitais locais. As autoridades libanesas enfrentam uma situação de colapso no sistema de saúde, dificultando o atendimento adequado às vítimas. Autoridades de saúde locais relataram que 400 dos feridos estão em estado crítico, principalmente com lesões no rosto, mãos e abdômen.

Design sem nome 4 1
Pager, conhecido como bipe, é um dispositivo eletrônico portátil  para receber e, , enviar mensagens curtas ou alertas.

Um pager, ou bipe, é um dispositivo eletrônico portátil utilizado principalmente para o recebimento de mensagens curtas. Ele funciona por meio de sinais de rádio emitidos de uma estação base ou central de despacho, enviando ao usuário notificações que podem ser numéricas, como números de telefone, ou alfanuméricas, exibindo textos curtos.

O dispositivo alerta o usuário por meio de um tom, um bipe característico, ou vibração, o que o torna eficiente em ambientes ruidosos ou em situações que requerem silêncio, como hospitais. Além disso, os pagers são especialmente valorizados em cenários onde a comunicação precisa ser imediata e confiável, como no setor médico, onde enfermeiros e médicos utilizam pagers para receber alertas sobre emergências.

Embora seu uso tenha sido amplamente superado por smartphones e outros dispositivos modernos, os pagers ainda encontram utilidade em áreas onde a comunicação de emergência precisa ser rápida e sem interrupções. Eles continuam sendo uma solução confiável em locais com sinal de celular fraco ou em situações de emergência, graças à sua simplicidade e eficácia em transmitir mensagens curtas.

Como os pagers do Hezbollah explodiram?

Segundo as primeiras investigações, os pagers, utilizados como forma de comunicação segura entre os membros do Hezbollah, foram sabotados. A hipótese principal é que um ataque cibernético conduzido por Israel teria inserido um malware nesses dispositivos, causando as explosões. Esse tipo de dispositivo havia sido adotado pelo Hezbollah para evitar a interceptação de conversas por parte de Israel, substituindo os celulares convencionais. A possibilidade de Israel estar envolvido foi reforçada pelo Hezbollah, que prontamente acusou o governo israelense de ser o responsável pelo ataque coordenado. Autoridades iranianas, aliadas do Hezbollah, também condenaram o ocorrido e prometeram apoio ao grupo e às vítimas.

Motivações e retaliações

As explosões são vistas como uma “falha de segurança sem precedentes” dentro do Hezbollah, já que seus membros tinham plena confiança na segurança dos pagers. Além de causar ferimentos em civis, o ataque afetou diretamente lideranças do grupo xiita, inclusive deixando ferido o embaixador do Irã no Líbano, Mojtaba Amani, embora seu estado seja considerado leve. O incidente gerou forte reação por parte do Hezbollah, que declarou que uma retaliação “justa” seria aplicada a Israel no momento certo. O governo libanês, por sua vez, reforçou seu apoio ao Hezbollah e iniciou o processo de denúncia formal ao Conselho de Segurança da ONU, enquanto investigações internas continuam em andamento.

Por que o Hezbollah ainda usa pagers?

O uso de pagers pelo Hezbollah pode parecer obsoleto em comparação com tecnologias mais modernas de comunicação. No entanto, esses dispositivos foram escolhidos pelo grupo após um alerta de Hassan Nasrallah, líder do Hezbollah, de que as tecnologias mais avançadas, como celulares, eram vulneráveis à interceptação por Israel. Assim, a escolha pelos pagers, por serem vistos como menos suscetíveis a ataques cibernéticos, acabou se tornando uma alternativa viável para garantir a segurança das operações e das comunicações internas do grupo. Entretanto, com as recentes explosões, a confiança nesses dispositivos está agora sob escrutínio.

Consequências para o Líbano e o Hezbollah

O impacto das explosões vai além das vítimas e dos danos físicos. O Hezbollah enfrenta agora um grande dilema sobre a segurança de seus meios de comunicação e as repercussões políticas internas e externas. O evento, classificado como um dos maiores ataques recentes, levou à superlotação dos hospitais no sul do país, e o número de mortos pode aumentar, já que muitos dos feridos estão em estado grave. Além disso, o governo libanês emitiu um alerta para que qualquer pessoa que ainda possua um pager o descarte imediatamente, a fim de evitar novos incidentes.

Embora o Hezbollah tenha garantido que está preparado para uma retaliação, ainda há incertezas sobre como o grupo responderá a esse ataque, que atingiu não apenas seus membros, mas também civis, incluindo crianças. O evento tem potencial para intensificar ainda mais as tensões na já volátil região, especialmente entre Líbano e Israel.

Quer ficar por dentro de todas as novidades?
Siga o Minuto61 no Instagram!

Receba as últimas notícias no Whatsapp!
Siga o canal “Últimas Notícias”  WhatsApp

Quer denunciar ou sugerir uma reportagem?
Envie para Portal Minuto61 DF

Sua participação é muito importante!

Portal Minuto 61 © 2022 – Strike Media

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Conheça nossa política de privacidade.