Presidente da Fifa confirma: Brasília será cidade-sede da Copa do Mundo Feminina de 2027
A capital federal, Brasília, acaba de receber uma confirmação que ecoa com entusiasmo no cenário esportivo nacional e internacional. Na noite desta quarta-feira (7), a Federação Internacional de Futebol (Fifa) anunciou oficialmente que Brasília será uma das oito cidades-sede da Copa do Mundo Feminina de 2027, que será realizada no Brasil. A notícia, divulgada pelo presidente da Fifa, Gianni Infantino, sela a vocação da cidade para ser um palco de grandes eventos esportivos e reforça sua posição como um lar acolhedor para a Seleção Brasileira em diversas modalidades. A Arena BRB Mané Garrincha será o palco dos emocionantes confrontos do mundial feminino na capital.
Além de Brasília, outras sete cidades brasileiras foram selecionadas para sediar jogos da Copa do Mundo Feminina de 2027: Fortaleza (CE), Recife (PE), Salvador (BA), Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP) e Porto Alegre (RS). A decisão da Fifa contemplou oito das doze cidades que inicialmente manifestaram interesse em receber partidas do torneio. Ficaram de fora da lista final Belém (PA), Cuiabá (MT), Manaus (AM) e Natal (RN). O anúncio da escolha das sedes marca um momento histórico para o futebol feminino na América do Sul, que sediará o maior evento da modalidade pela primeira vez.

Paixão Brasileira pelo Futebol
O presidente da Fifa, Gianni Infantino, utilizou suas redes sociais para celebrar a confirmação do Brasil como sede e anunciar as cidades escolhidas. Em sua mensagem, Infantino expressou grande expectativa para o torneio. “Em pouco mais de dois anos, o maior evento esportivo feminino do mundo chegará ao Brasil e à América do Sul pela primeira vez. Do samba ao frevo, das praias deslumbrantes às cidades cosmopolitas: o mundo experimentará a energia, a cor e o calor humano que só o Brasil pode oferecer. Com a enorme paixão de vocês pelo futebol, 2027 será realmente espetacular”, declarou o presidente da entidade máxima do futebol mundial, antecipando um evento memorável e vibrante.
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, manifestou sua grande satisfação com a confirmação de Brasília como uma das sedes. “Fiquei satisfeito com essa notícia, da Copa do Mundo Feminina, principalmente porque, aqui no Distrito Federal, a gente valoriza muito a questão das mulheres, temos feito vários programas que estão sendo exemplos nacionais.
Trabalhei muito para que esses jogos viessem para cá, e hoje nós tivemos a confirmação, com a iluminação de vários prédios em Brasília, mostrando as cores da bandeira brasileira. Brasília está preparada, nossa cidade está preparada e vai mostrar para o Brasil e para o mundo um grande exemplo de civilidade e de participação no futebol feminino”, enfatizou o chefe do Executivo local, demonstrando o entusiasmo e o preparo da capital para receber o evento.
A vice-governadora Celina Leão também celebrou a escolha de Brasília. “A escolha de Brasília para ser uma das sedes da Copa do Mundo feminina de 2027 demonstra a capacidade da nossa cidade para sediar grandes eventos. Nós somos a capital do esporte e receber o mundial será uma excelente oportunidade para incentivar a prática esportiva, especialmente entre meninas e mulheres.
Nós também vamos aproveitar esse momento em que o mundo estará com os olhos voltados para a nossa cidade para divulgar o que temos de melhor, atraindo ainda mais turistas nacionais e internacionais, gerando empregos e aquecendo a nossa economia. Nós estamos preparados para mais esse grande evento, que certamente será um grande sucesso”, afirmou a vice-governadora, ressaltando os benefícios que o mundial trará para a cidade.
Investimento no Esporte e Celebração na Capital
O secretário de Esporte e Lazer do DF, Renato Junqueira, destacou o investimento contínuo do Governo do Distrito Federal (GDF) na manutenção e modernização dos espaços esportivos, bem como no estímulo aos atletas, com uma atenção especial ao futebol feminino. “É com muita alegria que a gente recebe a confirmação de que Brasília será uma das sedes da Copa do Mundo Feminina em 2027. Isso só é possível porque nós temos uma parceria muito boa com a concessionária da Arena BRB Mané Garrincha.
Os nossos estádios estão aptos, reformados, sempre buscando melhorias, porque o governador Ibaneis Rocha tem dado para a gente toda a autonomia, estrutura e recursos para que os estádios sejam reerguidos aqui no Distrito Federal”, apontou o secretário, evidenciando o comprometimento do governo com a infraestrutura esportiva.
Junqueira também ressaltou o crescimento e o reconhecimento do futebol feminino no cenário esportivo. “Essa política, principalmente, de disseminar essa modalidade que vem crescendo bastante — na Copa do Mundo passada, o Brasil teve um excelente desempenho, também nas Olimpíadas de Paris — mostra o reconhecimento do quanto essa modalidade está cada vez mais ganhando o seu espaço. E nós aqui do Distrito Federal temos procurado fazer um trabalho desde projetos sociais até mesmo alto rendimento para que o futebol feminino seja cada vez mais fortalecido”, acrescentou o secretário, demonstrando o apoio do GDF ao desenvolvimento da modalidade.
Para celebrar a confirmação de Brasília como sede, a Secretaria de Esporte e Lazer do DF prepara uma série de ações especiais, incluindo a iluminação cênica do Estádio Nacional e de outros monumentos icônicos da cidade com as cores da bandeira brasileira, além da divulgação de artes OOH (Out of Home) em locais estratégicos da capital. Estão previstos também projetos educativos, culturais e esportivos, como o fomento ao futebol feminino nas escolas e clubes, a qualificação de voluntários e servidores para o evento, a revitalização de espaços esportivos públicos e campanhas institucionais de valorização da mulher no esporte.
Por minuto61
Quer ficar por dentro de todas as novidades?
Siga o Minuto61 no Instagram !
Receba as últimas notícias no Whatsapp!
Siga o canal “Últimas Notícias” WhatsApp
Quer denunciar ou sugerir uma reportagem?
Envie para Portal Minuto61 DF









