Jogos Escolares do DF começou nesta quinta (22) com várias modalidades

COMPARTILHE!
Jogos Escolares do DF começou nesta quinta (22) com várias modalidades
Foto: Jotta Casttro/SEEDF
Jogos Escolares do DF começou nesta quinta (22) com várias modalidades
Foto: Jotta Casttro/SEEDF

Jogos Escolares do DF começou nesta quinta (22) com várias modalidades Nesta quinta-feira, 22 de maio, a capital federal se vestiu para celebrar o esporte e a educação com a cerimônia de abertura da 65ª edição dos Jogos Escolares do Distrito Federal (JEDF) 2025. A partir das 14h, o ginásio da Escola Parque Anísio Teixeira, […]

Jogos Escolares do DF começou nesta quinta (22) com várias modalidades

Nesta quinta-feira, 22 de maio, a capital federal se vestiu para celebrar o esporte e a educação com a cerimônia de abertura da 65ª edição dos Jogos Escolares do Distrito Federal (JEDF) 2025. A partir das 14h, o ginásio da Escola Parque Anísio Teixeira, em Ceilândia, foi o palco de uma solenidade que reuniu autoridades, estudantes e membros da comunidade escolar, marcando o início de mais uma etapa na rica história esportiva e educacional de Brasília. Os JEDF são fruto de uma parceria estratégica entre a Secretaria de Educação (SEEDF) e a Secretaria de Esporte e Lazer (SEL-DF), evidenciando o compromisso conjunto com o desenvolvimento integral dos jovens do DF.

Design sem nome 47
A secretária Hélvia Paranaguá levou a tocha durante a cerimônia | Fotos: Jotta Casttro/SEEDF

Com o tema “Esporte, Educação e Cultura de Paz”, a cerimônia de abertura prometeu ser um espetáculo de integração e valores. A programação incluiu diversas apresentações culturais, um espetáculo audiovisual que celebrou a união entre esporte e arte, o tradicional juramento dos atletas, momento de compromisso com os princípios do fair play, e o simbólico acendimento da pira olímpica, que deu o tom de inspiração para todas as competições.

Novas Modalidades Ampliam o Alcance Esportivo

A edição de 2025 dos JEDF demonstra um crescimento notável em sua abrangência, contando com quatro modalidades coletivas — basquete, handebol, futsal e voleibol — e 18 modalidades individuais. Um dos destaques deste ano foi a inclusão inédita das competições de esgrima e águas abertas, expandindo significativamente as possibilidades de participação para os estudantes-atletas e diversificando o cenário esportivo escolar. Essa ampliação do calendário esportivo reflete uma linha de evolução contínua dos Jogos. Em 2023, por exemplo, o tiro com arco foi inserido nas disputas, e em 2024, o triatlo passou a fazer parte das competições, demonstrando o dinamismo e a busca por inovação na organização dos JEDF.

Design sem nome 45
Foto: Felipe de Noronha/SEEDF

A inclusão de novas modalidades acompanha os regulamentos e as diretrizes das etapas nacionais dos Jogos Escolares e dos Jogos da Juventude, garantindo que os atletas do Distrito Federal estejam alinhados com as exigências das competições em nível nacional e possam representar o DF com ainda mais chances de sucesso. “No ano de 2025, reafirmamos nosso compromisso com o esporte educacional como uma ferramenta transformadora na vida dos jovens da rede pública e privada”, destacou Ricardo Costa, gerente de Desportos da SEEDF. “Essa inclusão de novas modalidades reforça nosso compromisso com a inovação e a diversidade esportiva dentro do ambiente escolar”, complementou, reforçando o papel do esporte como um agente de transformação social e educacional

60 Anos de História

Com uma história que remonta a 1961, quando ainda eram conhecidos como Jogos Colegiais de Brasília, os JEDF se consolidaram ao longo das décadas como uma política pública educacional de grande impacto. A competição anual não apenas promove o intercâmbio social e a integração entre estudantes de diferentes realidades, mas também se revela um celeiro de novos talentos esportivos, que encontram no evento uma plataforma para desenvolver suas habilidades. Mais do que isso, os Jogos Escolares do Distrito Federal fortalecem valores essenciais para a formação, como o respeito, o espírito esportivo e o trabalho em equipe, preparando os jovens para os desafios da vida.

Em seis décadas de existência, os JEDF testemunharam um crescimento exponencial, evoluindo de uma competição com cerca de 400 participantes em sua primeira edição para mais de 20 mil estudantes na fase regional de 2024. Os vencedores desta edição de 2025 terão a honra e a oportunidade de representar o Distrito Federal em competições de âmbito nacional, como os Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s), os Jogos da Juventude e as Paralimpíadas Escolares, abrindo portas para que esses jovens talentos possam alcançar patamares ainda maiores no cenário esportivo brasileiro.

Com informações da SEEDF

Por  minuto 61

Quer ficar por dentro de todas as novidades?
Siga o        Minuto61 no Instagram  !

Receba as últimas notícias no Whatsapp !
Siga o canal “Últimas Notícias”  WhatsApp

Quer denunciar ou sugerir uma reportagem?
Envie para Portal Minuto61 DF

Portal Minuto 61 © 2022 – Strike Media

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Conheça nossa política de privacidade.