Logo Minuto61

Projeto itinerante em Taguatinga celebra os 50 anos do Planetário de Brasília

Há 50 anos, o Planetário de Brasília vem promovendo programas de divulgação científica, exposições e sessões de projeção que ajudam a popularizar a astronomia entre os visitantes | Fotos: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília
Há 50 anos, o Planetário de Brasília vem promovendo programas de divulgação científica, exposições e sessões de projeção que ajudam a popularizar a astronomia entre os visitantes | Fotos: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

A partir desta quinta (2), evento vai promover, no estacionamento da UCB, uma semana de atividades para apaixonados por astronomia e games Atenção, amantes de astronomia e do mundo do game: em comemoração aos 50 anos do Planetário de Brasília, o projeto Planetário Itinerante promoverá uma semana de atividades especiais, desta quinta (2) ao dia […]

A partir desta quinta (2), evento vai promover, no estacionamento da UCB, uma semana de atividades para apaixonados por astronomia e games

Atenção, amantes de astronomia e do mundo do game: em comemoração aos 50 anos do Planetário de Brasília, o projeto Planetário Itinerante promoverá uma semana de atividades especiais, desta quinta (2) ao dia 10, no estacionamento da Universidade Católica de Brasília (UCB), em Taguatinga. O encontro de apaixonados por planetas e pelo mundo gamer terá diversas atrações, como campeonatos de cosplay e conversas com cientistas e influenciadores. O acesso ao evento será gratuito, mediante a emissão de ingresso pela plataforma Sympla.

O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF, Leonardo Reisman, vê nesta iniciativa uma oportunidade de democratização da ciência. Segundo ele, ao expandir as atividades do Planetário para diferentes localidades, o objetivo principal é instigar o interesse das futuras gerações pelo conhecimento científico, especialmente no campo da Astronomia. “Eventos como esse desempenham um papel importante ao aproximar crianças e jovens do universo das ciências e tecnologias, além de potencialmente identificar novos talentos nesse meio”, afirma.

Organizado pelo Instituto Bem-Estar (IBE) em parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-DF), o Planetário Itinerante é um evento idealizado para promover a tecnologia no Distrito Federal e atender às expectativas dos interessados na cultura geek e astronômica.

53587685874 1daf713a92 k

Programação do projeto Planetário Itinerante inclui palestras com especialistas sobre temas como conexão entre a astronomia e a arte e o papel da astronomia na cultura popular

“Estamos muito felizes em celebrar os 50 anos do Planetário de Brasília com um evento tão especial. Queremos proporcionar uma experiência única para todos os apaixonados por astronomia. Iniciativas desse tipo são essenciais para fomentar a interação e o engajamento entre os diversos participantes do ecossistema de empreendedorismo, inovação e tecnologia. Além disso, elas desempenham um papel importante ao revelar novos caminhos profissionais dentro desse setor vital para a nossa economia”, ressalta o presidente do instituto, Victor Rodrigues.

As atividades são voltadas para todas as idades e públicos. Entre as atrações já confirmadas estão o cientista e podcaster Sérgio Sacani, criador do SpaceToday, bem como o influenciador Domingos Santos, que já acumula mais de 750 mil curtidas em perfil que ensina como fazer experimentos científicos de forma descomplicada.

“Como verdadeiro centro de conhecimento e inovação, a UCB valoriza a conexão com o mundo dos games. Em um ano tão especial, em que celebramos o nosso jubileu como o Planetário, é uma honra receber, em nosso campus de Taguatinga, jovens e influenciadores do mundo digital. Estamos comprometidos em contribuir para a construção de uma sociedade cada vez mais conectada e inovadora, promovendo a união e o crescimento conjunto”, afirma o reitor da UCB, Carlos Longo.

A programação cultural inclui apresentações musicais e concursos de cosplay com a temática “Astronautas e exploradoras espaciais”. Os vencedores serão premiados e poderão levar para casa lembranças do evento. Para os fãs de videogames, a arena gamer contará com campeonatos de jogos como Star Wars, Halo Infinite e LOL.

Já para quem é fã de palestras, o Planetário Itinerante está com uma programação sobre temas como “Ciência, tecnologia e inovação”; “Conexão entre a astronomia e a arte” e “Papel da astronomia na cultura popular”. O evento contará com visitas guiadas mostrando as atividades e curiosidades sobre astronomia, ciência e tecnologia.

Planetário Itinerante – 50 anos do Planetário de Brasília

→ Data: Dias 2 a 10 (exceto dia 5, quando não haverá programação e o espaço estará fechado)
→ Horário: das 8h às 18h, segunda a sexta; das 14h às 22h, sábado e domingo
→ Local: Universidade Católica de Brasília (UCB) – QS 07, Lote 01 Taguatinga Sul
→ Entrada gratuita, com acesso mediante a emissão de ingresso pela plataforma Sympla.

*Com informações da Secti

Fonte : https://www.agenciabrasilia.df.gov.br

Últimas Notícias

Portal Minuto 61 © 2022 – Strike Media

Você ajuda nosso portal a crescer e continuar
trazendo as notícias mais importantes!

Sua participação faz toda a diferença!

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Conheça nossa política de privacidade.