Vendas de Dia dos Pais (11/8): dicas do Procon-DF alerta para golpes e fraudes virtuais

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Vendas de Dia dos Pais (11/8): dicas do Procon-DF alerta para golpes e fraudes virtuais
Fotos: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília
Vendas de Dia dos Pais (11/8): dicas do Procon-DF alerta para golpes e fraudes virtuais
Fotos: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

Vendas de Dia dos Pais (11/8): dicas do Procon-DF alerta para golpes e fraudes virtuais “Nós preparamos materiais educativos para as pessoas se protegerem e quais as cautelas que devem tomar ao comprar. Mas, caso a pessoa seja vítima, a recomendação é acionar o Procon e abrir um boletim de ocorrência” […]

Vendas de Dia dos Pais (11/8): dicas do Procon-DF alerta para golpes e fraudes virtuais

“Nós preparamos materiais educativos para as pessoas se protegerem e quais as cautelas que devem tomar ao comprar. Mas, caso a pessoa seja vítima, a recomendação é acionar o Procon e abrir um boletim de ocorrência”

                                Marcelo Nascimento, diretor do Procon-DF

Dia dos Pais é uma das datas mais esperadas pelos comerciantes, especialmente por representar um impulso significativo na economia local. Segundo a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio-DF), a expectativa é que as vendas para o Dia dos Pais cresçam até 21,8% em 2024, injetando aproximadamente R$ 270 milhões no comércio do Distrito Federal.

Esse crescimento esperado reflete o aumento da intenção de compra dos consumidores. Uma pesquisa recente revela que 74,7% dos entrevistados pretendem presentear na data, um aumento em relação aos 67,3% registrados no ano anterior. Esses números indicam um cenário positivo para o comércio, mas também exigem atenção redobrada por parte dos consumidores, especialmente para evitar fraudes e golpes.

Para garantir compras seguras, o Procon-DF recomenda aos consumidores que fiquem atentos a ofertas que parecem boas demais para ser verdade. Desconfie de preços muito abaixo da média, pois podem ser indícios de fraude. Além disso, prefira efetuar as compras com cartão de crédito, que oferece maior segurança em caso de problemas. Sites que aceitam apenas boletos ou transferências bancárias podem dificultar o ressarcimento em caso de irregularidades.

Outra dica importante é comprar em lojas conhecidas ou recomendadas por amigos e familiares. Mesmo assim, é fundamental verificar a reputação do estabelecimento na internet. No caso de compras online, é essencial garantir que o site seja seguro. Para isso, verifique se o endereço da página começa com “https://” e se há um cadeado na barra de endereços, indicando uma conexão segura.

Quando o presente envolve produtos eletroeletrônicos, atenção redobrada. Verifique as dimensões e a voltagem do aparelho e solicite à loja que realize um teste para garantir que o produto está em perfeitas condições. Todos os produtos devem vir acompanhados de manual de instruções em português e da lista de assistência técnica autorizada.

O Procon-DF também lembra que lojas físicas não são obrigadas a trocar produtos sem defeito, como itens de cor, modelo ou tamanho diferentes do esperado. Portanto, antes de finalizar a compra, é importante conhecer as políticas de troca da empresa e garantir que essas condições estejam documentadas na nota fiscal ou etiqueta do produto.

Se a compra foi realizada pela internet, o consumidor tem direito ao arrependimento em até sete dias, podendo solicitar a troca ou devolução do produto. Nesse caso, a loja deve cumprir a solicitação, conforme explica Marcelo Nascimento, diretor do Procon-DF.

Caso o consumidor enfrente problemas durante as compras, o Procon-DF disponibiliza canais de atendimento para denúncias. O contato pode ser feito pelo telefone 151, pelo e-mail 151@procon.df.gov.br ou presencialmente em uma das dez unidades de atendimento. Também é possível fazer denúncias pelo WhatsApp, no número (61) 3218-7721. Para formalizar a reclamação, o consumidor deve fornecer o nome do estabelecimento e uma descrição detalhada da irregularidade.

Dia dos Pais é uma data que movimenta o comércio, mas é fundamental que os consumidores estejam bem informados e sigam as recomendações do Procon-DF para evitar problemas e garantir uma experiência de compra satisfatória.

No caso de presentes eletroeletrônicos, fique atento às dimensões e à voltagem do aparelho. Além disso, peça para que a loja verifique se o produto está funcionando em perfeitas condições – e acompanhe o teste, se for possível. Os produtos devem vir acompanhados do manual de instruções em língua portuguesa e da relação da rede autorizada de assistência técnica

A página também é obrigada a disponibilizar um canal para atendimento ao consumidor, o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC). Para verificar a segurança da página, clique em um cadeado que aparece no canto da barra de endereço ou no rodapé da tela do computador. O endereço da loja virtual deve começar com “https://”.

Nenhuma loja física é obrigada a trocar produtos que não apresentem defeito. Substituição por itens de outra cor, modelo ou tamanho é uma opção do estabelecimento. Portanto, fique atento às políticas de troca da empresa e garanta que essas condições constem por escrito na etiqueta ou na nota fiscal.

“Se a compra foi feita pela internet, então, seguem as regras de compras online. O consumidor tem o direito de arrependimento e, em até sete dias, pode solicitar a troca caso não tenha gostado. A devolução e o cancelamento da compra é obrigação do estabelecimento dentro deste prazo. Mas a loja não é obrigada a trocar o produto”, defendeu o diretor do Procon, Marcelo Nascimento.

O consumidor que passar por uma experiência negativa deve procurar o Procon-DF pelo telefone 151, pelo e-mail 151@procon.df.gov.br ou presencialmente em uma das dez unidades de atendimento do instituto. As denúncias também podem ser feitas pelo WhatsApp, no número (61) 3218-7721

Fique atento às dimensões e à voltagem do aparelho. Além disso, peça para que a loja verifique se o produto está funcionando em perfeitas condições – e acompanhe o teste, se for possível. Os eletroeletrônicos devem vir acompanhados do manual de instruções em língua portuguesa e da relação da rede autorizada de assistência técnica.

Confira a quantidade de itens e a marca dos produtos que compõem o presente. Peça que a loja forneça, por escrito, tudo o que foi combinado no ato da compra, como a descrição da cesta, a data e o horário de entrega, os valores e as condições de pagamento.

A embalagem deve apresentar as características do produto em língua portuguesa. Entre as informações obrigatórias, estão composição, instruções de uso, validade, registro no órgão competente, condições de armazenamento e identificação sobre o fabricante/importador.

Celulares  aparelho deve estar lacrado e dentro da embalagem original, contendo a relação de rede autorizada para assistência técnica, manual de instrução e o termo de garantia contratual.

O consumidor que passar por uma experiência negativa deve procurar o Procon-DF pelo telefone 151, pelo e-mail 151@procon.df.gov.br ou presencialmente em uma das dez unidades de atendimento do instituto. As denúncias também podem ser feitas pelo WhatsApp, no número (61) 3218-7721. Para o registro, basta informar o nome do estabelecimento e descrever a irregularidade. Se, com compra efetuada, o produto não tiver sido entregue, o cliente deve juntar o máximo de documentos possíveis que comprovem a transação comercial, de nota fiscal a troca de e-mails, para enviar ao órgão.

Fonte: Agência Brasília*

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