Servidor Captura Alma de Brasília e vence a 4º edição do Brasília em Foto
A singular beleza de Brasília foi mais uma vez celebrada através das lentes dos servidores públicos do Distrito Federal na quarta edição do concurso Brasília em Foto. O resultado da competição, que convidou os funcionários do GDF a registrar a essência da capital, foi divulgado nesta segunda-feira (5), revelando os sete olhares mais perspicazes e criativos sobre a cidade. Promovida pela Secretaria de Economia (Seec-DF), por meio da Secretaria-Executiva de Valorização e Qualidade de Vida (Sequali), a iniciativa se tornou uma tradicional homenagem fotográfica ao aniversário de Brasília, capturando sua identidade multifacetada, sua rica diversidade e seus icônicos encantos arquitetônicos.
A edição deste ano alcançou um expressivo engajamento popular, com mais de 30 mil votos registrados, evidenciando o forte apreço da população pela valorização do patrimônio e da beleza da capital federal. As imagens vencedoras oferecem um mosaico de perspectivas sobre Brasília, desde os céus vibrantes e coloridos dos fins de tarde até as curvas sinuosas e emblemáticas da arquitetura de Oscar Niemeyer, passando por cenas do cotidiano que traduzem o espírito único e acolhedor da cidade. As fotografias premiadas e as demais finalistas podem ser apreciadas no site oficial e no perfil do Instagram da Seec-DF, proporcionando um deleite visual para os admiradores da capital.
Ponte JK e Espelho d’Água em Destaque
A primeira colocação do concurso Brasília em Foto 2025 foi conquistada pelo servidor Hayk Carvalho Silva, da própria Secretaria de Economia (Seec-DF). Sua fotografia magistral capturou a harmonia entre dois dos maiores símbolos de Brasília: a imponente arquitetura da Ponte Juscelino Kubitschek, com seus característicos tirantes metálicos que desafiam a gravidade, e a serenidade do Lago Paranoá, que, além de sua importância para o abastecimento hídrico da cidade, contribui para amenizar o clima seco da região. O contraste entre o azul profundo da água e do céu, realçado pela iluminação estratégica da estrutura da ponte, exalta a beleza escultural e a imponência da obra de arte arquitetônica.
O segundo lugar ficou com o olhar sensível de Jorge Luiz Guedes, servidor da Secretaria de Educação (SEEDF). Sua fotografia destacou o espelho-d’água do Memorial JK ao crepúsculo, capturando o reflexo da estátua do saudoso ex-presidente Juscelino Kubitschek em uma cena que convida à contemplação e inspira o registro fotográfico. A imagem transmite uma sensação de reverência à memória do fundador da cidade, emoldurada pela beleza melancólica do entardecer brasiliense.
Já o servidor Gilvam Elmiro Moreira, da Secretaria de Saúde (SES-DF), garantiu a terceira posição com um registro simbólico da bandeira do Brasil, suspensa entre a arquitetura moderna e o vasto céu da capital. A composição evoca a elevação dos valores cívicos e culturais, sugerindo que a arte e a cultura são pilares que sustentam a nação, com o clique realizado a partir do icônico Panteão da Pátria, na Praça dos Três Poderes.
Valorização do Olhar do Servidor e Premiação
O concurso Brasília em Foto foi aberto à participação de servidores efetivos, comissionados, aposentados e empregados públicos de todos os órgãos e entidades do Governo do Distrito Federal (GDF), demonstrando o objetivo de integrar e valorizar o olhar diverso dos funcionários sobre a cidade. Nesta edição, cerca de 200 servidores talentosos inscreveram suas obras, competindo pela oportunidade de ter seu olhar sobre Brasília reconhecido e premiado. As 21 fotografias que se destacaram na inscrição inicial foram cuidadosamente selecionadas por uma curadoria especializada, com base em critérios como criatividade, originalidade, aderência ao tema e aos objetivos do concurso. Em seguida, essas imagens foram submetidas à votação popular, permitindo que a própria população escolhesse seus registros favoritos da capital.
As sete imagens que obtiveram o maior número de votos populares farão parte de uma exposição especial, que será inaugurada na próxima quinta-feira (8), às 15h, no Espaço Qualidade de Vida, localizado no 16º andar do Anexo do Palácio do Buriti. O evento de inauguração da mostra contará com a presença dos 21 servidores finalistas e de diversas autoridades do GDF. Além do reconhecimento e da participação na exposição, os três primeiros colocados serão agraciados com bolsas integrais para um curso de fotografia oferecido por uma instituição parceira do programa DF Superior, incentivando o aprimoramento de seus talentos artísticos.
Para o secretário-executivo de Valorização e Qualidade de Vida, Epitácio Júnior, “A proposta do concurso vai além da arte fotográfica. É uma forma de promover o pertencimento, valorizar o olhar do servidor sobre o DF e eternizar, em imagens, o nosso orgulho por Brasília.” A iniciativa reafirma o potencial da fotografia como ferramenta de expressão, valorização do patrimônio e fortalecimento do senso de identidade e pertencimento à capital federal.
Os três primeiros colocados:
1º lugar: Hayk Carvalho Silva – Secretaria de Economia

2º lugar: Jorge Luiz Guedes – Secretaria de Educação

3º lugar: Gilvam Elmiro Moreira – Secretaria de Saúde

Por minuto61
Quer ficar por dentro de todas as novidades?
Siga o Minuto61 no Instagram !
Receba as últimas notícias no Whatsapp!
Siga o canal “Últimas Notícias” WhatsApp
Quer denunciar ou sugerir uma reportagem?
Envie para Portal Minuto61 DF









