Governo do Distrito Federal inaugura Centro de Referência da Mulher Brasileira no Recanto das Emas

COMPARTILHE!
Governo do Distrito Federal inaugura primeiro Centro de Referência da Mulher Brasileira no Recanto das Emas
Foto: Renato Alves/Agência Brasília
Governo do Distrito Federal inaugura primeiro Centro de Referência da Mulher Brasileira no Recanto das Emas
Foto: Renato Alves/Agência Brasília

Governo do Distrito Federal inaugura primeiro Centro de Referência da Mulher Brasileira no Recanto das Emas Centro de Referência da Mulher Brasileira inaugurado no Recanto das Emas Recanto das Emas, no Distrito Federal, celebra um importante avanço na rede de proteção e autonomia feminina com a inauguração, nesta terça-feira (6), do mais novo Centro de Referência […]

Governo do Distrito Federal inaugura primeiro Centro de Referência da Mulher Brasileira no Recanto das Emas

Centro de Referência da Mulher Brasileira inaugurado no Recanto das Emas Recanto das Emas, no Distrito Federal, celebra um importante avanço na rede de proteção e autonomia feminina com a inauguração, nesta terça-feira (6), do mais novo Centro de Referência da Mulher Brasileira (CRMB). A unidade, estrategicamente localizada na Avenida Buritis, Quadra 203, Lote 14, integra a crescente rede de enfrentamento à violência de gênero e de promoção da autonomia econômica e social das mulheres no DF. O espaço foi cuidadosamente projetado com estrutura acessível para pessoas com deficiência e conta com fácil acesso através do transporte público, garantindo que todas as mulheres em situação de vulnerabilidade possam buscar auxílio.

O governador do Distrito Federal (DF), Ibaneis Rocha enfatizou que o CRMB representa uma nova oportunidade de vida para as mulheres em situação de vulnerabilidade. “A independência financeira traz mais segurança para as mulheres”, disse, adiantando que outras unidades serão entregues nos próximos dias: a segunda será inaugurada em São Sebastião, nesta sexta-feira (9/5), seguida por Sol Nascente e Sobradinho II.

 “Nossa meta é que todas as mulheres vítimas de violência tenham, perto de casa, um espaço de acolhimento e reconstrução.

Com recursos provenientes tanto do governo federal quanto do Governo do Distrito Federal (GDF). Para o presidente da Novacap, Fernando Leite, a atuação da companhia transcende os serviços de manutenção em infraestrutura urbana: “Temos um compromisso com a qualidade de vida da população. Então, estamos envolvidos tanto com a parte física das obras viárias, como com todas as obras de caráter social, como é o caso do Centro de Referência da Mulher Brasileira”, adiantando que outras unidades serão entregues nos próximos dias: a segunda será inaugurada em São Sebastião, nesta sexta-feira (9/5), seguida por Sol Nascente e Sobradinho II.

Espaço Acolhedor e Serviços Multidisciplinares

O novo CRMB do Recanto das Emas oferece um ambiente acolhedor e seguro para as mulheres que buscam apoio. A estrutura conta com salas especialmente designadas para o atendimento psicossocial individual e em grupo, uma brinquedoteca equipada com fraldário para atender às necessidades das mães com filhos pequenos, recepção para o primeiro contato e acolhimento, copa para refeições e momentos de descanso, depósito para materiais e equipamentos, salas administrativas para o funcionamento da unidade, espaços de convivência internos e externos com paisagismo, promovendo um ambiente tranquilo e de bem-estar, além de estacionamento para facilitar o acesso.

Design sem nome 16
Ministra das Mulheres, Márcia Lopes

“Este é um espaço de reconhecimento de todos os direitos que as mulheres têm, e que aqui não seja falado só de violência, mas que todas se sintam ouvidas e se sintam protagonistas de um mundo que todos nós queremos, o mundo de paz onde a riqueza seja repartida e as pessoas se sintam de fato significadas”, argumentou a ministra durante a inauguração.

A unidade oferece atendimento gratuito e espontâneo para mulheres em situação de violência, realizado por uma equipe multidisciplinar altamente qualificada, composta por psicólogos, assistentes sociais, pedagogos e educadores sociais. Esses profissionais estão preparados para oferecer escuta qualificada, apoio emocional, orientação social e pedagógica, auxiliando as mulheres a romper o ciclo da violência e a reconstruir suas vidas com dignidade e autonomia. Segundo a ministra das Mulheres, Márcia Lopes, a colaboração entre os governos federal e local tem o objetivo de transformar a realidade das mulheres.

Autonomia Econômica e Fortalecimento da Rede

Além do acolhimento psicossocial e da orientação jurídica, o CRMB do Recanto das Emas terá um papel importante na promoção da autonomia econômica das mulheres. O centro oferecerá diversos cursos de formação e capacitação profissional, com foco em áreas que possibilitem a geração de renda e a inserção no mercado de trabalho. Essa iniciativa visa auxiliar as mulheres a superar contextos de vulnerabilidade econômica, que muitas vezes estão intrinsecamente ligados a situações de violência de gênero.

Design sem nome 15
Secretária da Mulher, Giselle Ferreira

Para a secretária da Mulher, Giselle Ferreira, a inauguração do CRMB no Recanto das Emas representa um importante passo no fortalecimento da rede de apoio às mulheres no Distrito Federal. “Já entregamos importantes equipamentos este ano, e temos outros a caminho. Estamos fortalecendo uma rede que acolhe, orienta e cria oportunidades reais para que as mulheres rompam ciclos de violência e reconstruam suas trajetórias com autonomia e dignidade.

Design sem nome 18
Senadora Damares Alves

A senadora Damares Alves, idealizadora do projeto, celebrou emocionada a concretização do centro. “A Casa da Mulher Brasileira do Recanto das Emas é um sonho que idealizei e iniciei ainda como ministra, ao lado da então secretária nacional de Políticas para as Mulheres, Cristiane Britto. Hoje, vê-lo se tornar realidade é emocionante! Um espaço pensado com amor, acolhimento e dignidade para nossas mulheres”, afirmou. Ela agradeceu ao ex-presidente Jair Bolsonaro por acreditar no projeto e parabenizou o Governo do Distrito Federal pela conclusão da obra.

Presente à solenidade, a subsecretária de Transformação Digital e Inovação Feminina da Secretaria da Mulher do DF, Sandra Faraj, destacou que o novo centro simboliza um passo importante na integração entre inovação e políticas públicas para mulheres. “Estamos construindo um futuro em que a tecnologia e o acolhimento caminham juntos para garantir dignidade, oportunidades e segurança às mulheres do DF”, pontuou.

A vice-governadora Celina Leão defendeu que “Essa entrega é uma conquista no combate à violência contra a mulher. Além do acolhimento, tão necessário em momentos difíceis, sabemos da importância de promover a autonomia financeira como forma de romper os ciclos de violência. Estamos trabalhando diuturnamente para fazer do DF o melhor lugar para nascer menina e crescer mulher”.

Por  minuto61

Quer ficar por dentro de todas as novidades?
Siga o Minuto61 no Instagram    !

Receba as últimas notícias no Whatsapp!
Siga o canal “Últimas Notícias”  WhatsApp

Quer denunciar ou sugerir uma reportagem?
Envie para Portal Minuto61 DF

 

 

Portal Minuto 61 © 2022 – Strike Media

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Conheça nossa política de privacidade.