Premiado espetáculo “Manual Antirracista” realiza apresentações gratuitas no DF

COMPARTILHE!
Premiado espetáculo “Manual Antirracista” realiza apresentações gratuitas no DF
Premiado espetáculo “Manual Antirracista” realiza apresentações gratuitas no DF
Premiado espetáculo “Manual Antirracista” realiza apresentações gratuitas no DF
Premiado espetáculo “Manual Antirracista” realiza apresentações gratuitas no DF

Premiado espetáculo “Manual Antirracista” realiza apresentações gratuitas no DF Nascido da energia pulsante da Escola Parque Anísio Teixeira, em Ceilândia, o espetáculo “Manual Antirracista” cresceu, ganhou o mundo e hoje se firma como uma experiência cênica potente produzidas no Distrito Federal. Criado em 2022 a partir de uma oficina de teatro escolar, o trabalho atravessou festivais, escolas

Premiado espetáculo “Manual Antirracista” realiza apresentações gratuitas no DF

Nascido da energia pulsante da Escola Parque Anísio Teixeira, em Ceilândia, o espetáculo “Manual Antirracista” cresceu, ganhou o mundo e hoje se firma como uma experiência cênica potente produzidas no Distrito Federal. Criado em 2022 a partir de uma oficina de teatro escolar, o trabalho atravessou festivais, escolas públicas e ações pedagógicas, conquistando reconhecimento artístico e relevância social.

Design sem nome 15

Agora, em temporada no Distrito Federal —, iniciada na Faculdade UnB Planaltina (FUP) em 24/11— o “Manual Antirracista” apresenta sessões gratuitas (via Sympla) em novembro e dezembro, circulando pelo Plano Piloto (Escola Parque, dia 01/12) e Ceilândia (Céu das Artes, dia 08 e 09/12), oferecendo ações pedagógicas e celebrando o Mês da Consciência Negra.

O espetáculo surgiu quando professores e estudantes se debruçaram sobre temas como africanidades, empoderamento negro e luta antirracista. Cada turma criou cenas a partir de suas próprias vivências — sementes que, reunidas, deram origem à dramaturgia assinada por Alana de Azevedo, também diretora do grupo Epateatro.
Segundo ela, “o Manual nasceu da voz dos alunos — dos desejos, inquietações e perguntas que eles queriam ver no palco”.

A criação se fortaleceu com estudo, pesquisa e vivência. O grupo leu “Pequeno Manual Antirracista”, de Djamila Ribeiro, explorou técnicas do Teatro do Oprimido e mergulhou em narrativas afro-brasileiras. O resultado é um espetáculo em quadros que aborda desde contos africanos e representatividade até violência racial, passando por memória, afeto e resistência.

Design sem nome 13

Em cena, o público encontra uma mãe que ressignifica a autoestima da filha negra por meio das histórias dos orixás; relatos reais de racismo e violência atualizados a cada temporada; uma releitura afiada de Cinderela, em que a princesa é negra e enfrenta as sutilezas do racismo cotidiano; e uma síntese histórica das leis que feriram e das que fortaleceram o povo negro no Brasil. “O  teatro virou nossa ferramenta de estudo, cura e denúncia — mas também de beleza, humor e futuro”, resume Alana.

Design sem nome 14

Desde sua estreia, “Manual Antirracista” vem acumulando conquistas. Em 2023, levou os prêmios de Melhor Dramaturgia Original e Melhor Espetáculo no Festival de Teatro Estudantil Amador (FESTA). Em 2024, foi remontado com apoio do Edital Realize, alcançando 12 escolas públicas de Ceilândia. Em 2025, o projeto foi selecionado pelo Fundo de Apoio à Cultura da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF (FAC/DF) para circular por três Regiões Administrativas. No mesmo ano, recebeu Menção Honrosa e o Troféu Destaque da Noite no 3º Prêmio Paulo Freire de Educação.

Agora, durante novembro e dezembro — mês da Consciência Negra — o espetáculo realiza seis apresentações gratuitas e ações pedagógicas em escolas públicas de todo o DF. Os ingressos serão disponibilizados no Sympla a partir de 20 de novembro.

SERVIÇO:

Manual Antirracista

Apresentações gratuitas – Novembro e Dezembro de 2025
Realização: Coletivo Epateatro
Projeto selecionado pelo Fundo de Apoio à Cultura (FAC/DF) da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal

Datas e locais:
• 01/12 – Escola Parque da 308 Sul (Plano Piloto) – 14h e 19h
• 08 e 09/12 – CEU das Artes de Ceilândia – 14h

Ingressos: gratuitos via Sympla
Ações pedagógicas: realizadas ao longo do Mês da Consciência Negra em escolas públicas do DF
Mais informações: Instagram oficial do grupo – @coletivoepateatro

CRÉDITOS DAS FOTOS: Fotos do Osvaldo Lima, @OSVALDOBSB

AIorK4zUY81RQlK9A3RVCPCPxpwPJpCnE5hw8VwT2uCP1RFeywAO45H TCTRenwZxqzU17DOeZiKuDvWntj

Ulisses de Freitas – (61) 98126-6445

Quer ficar por dentro de todas as novidades?
Siga o     Minuto61 no Instagram      !

Receba as últimas notícias no Whatsapp !
Siga o canal “Últimas Notícias”  WhatsApp

Quer denunciar ou sugerir uma reportagem?
Envie para Portal Minuto61 DF

 

Portal Minuto 61 © 2022 – Strike Media

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Conheça nossa política de privacidade.