Brasília e Distrito Federal10/11/2026
Brasil

Comissão da MP do salário mínimo reúne trabalhadores e empresários

Fonte: Agência Senado

A comissão mista responsável pela análise da medida provisória (MP) 1.172/2023, que fixou o valor do salário mínimo em R$ 1.320, agendou para terça-feira (11), às 14h, uma audiência pública com representantes de centrais sindicais e do empresariado. 

É aguardada a presença de representantes, do lado da classe trabalhadora, do Fórum das Centrais Sindicais, da Confederação Nacional dos Trabalhadores Assalariados Rurais (Contar), do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) e da Associação dos Aposentados e Pensionistas do Brasil (AAPB). Pela classe empresarial, são aguardados representantes da Confederação Nacional do Comércio (CNC) e da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

Editada no dia 1º de maio pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, a MP 1.172 aumentou o valor do salário mínimo em relação ao que havia sido definido no ano passado para o Orçamento da União de 2023. De R$ 1302, valor do início do ano, o salário passou para no valor de R$ 1.320 — uma diferença de R$ 18. O aumento real foi de 2,8%. O valor diário do salário mínimo corresponde a R$ 44, e o horário, a R$ 6.

De acordo com o projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2024 (PLN 4/2023), o governo federal prevê para o o próximo ano um salário mínimo de R$ 1.389.

A comissão mista da MP do salário tem como presidente o senador Eduardo Gomes (PL-TO) e como relator o deputado federal Merlong Solano (PT-PI).

Expediente e responsável pelo portal · Fale com a redação


Compartilhe esta notícia
WhatsAppFacebookXLinkedInE-mail

Crie um post da notícia

Escolha o formato. Depois baixe a imagem ou compartilhe pelo seu celular.

Até 180 caracteres.

Instagram e outras redes podem exigir que você escolha a imagem baixada no aplicativo. A publicação depende da sua confirmação. Confira os direitos da foto antes de reutilizá-la.