Logo Minuto61

Biblioteca Nacional expõe livros raros sobre Brasília(27)

Biblioteca Nacional expõe livros raros sobre Brasília
Alguns dos livros que fazem parte da Coleção de Obras Raras da BNB, que possui 510 títulos e 700 exemplares | Fotos: Divulgação/Acervo

Biblioteca Nacional expõe livros raros sobre Brasília(27) Biblioteca Nacional expõe de 30 obras onde irá ajudar o público a entender história da capital; exposição será aberta em 27 de junho, com entrada gratuita A Biblioteca Nacional de Brasília (BNB) vai lançar, no dia 27 de junho, uma exposição para mostrar ao público parte do seu […]

Biblioteca Nacional expõe livros raros sobre Brasília(27)

Biblioteca Nacional expõe de 30 obras onde irá ajudar o público a entender história da capital; exposição será aberta em 27 de junho, com entrada gratuita

A Biblioteca Nacional de Brasília (BNB) vai lançar, no dia 27 de junho, uma exposição para mostrar ao público parte do seu acervo que trata da memória e da história da capital do país. Brasília Rara reunirá cerca de 30 obras relacionadas à cidade, de um total de 150 que fazem parte da Coleção de Obras Raras da BNB, com 510 títulos e 700 exemplares no conjunto.

“As pessoas acham que pelo fato de Brasília ser jovem, Biblioteca Nacional de Brasília não tem livros raros. Isso é um equívoco”, explica a bibliotecária Mariana Greenhalgh. Para montar a exposição, ela divide seu tempo entre o processamento técnico de catalogação do acervo da BNB, de quase 49 mil livros, e a escolha das obras que serão expostas na maior biblioteca pública do DF.

Foto 2 4

Alguns dos livros que fazem parte da Coleção de Obras Raras da BNB, que possui 510 títulos e 700 exemplares | Fotos: Divulgação/Acervo BNB

“Quisemos fazer essa mostra também porque julho é período de férias escolares, e uma exposição na Biblioteca Nacional de Brasília com esse recorte vira uma possibilidade para estudantes conhecerem melhor a capital”, complementa a diretora da BNB, Marmenha Rosário.

Os livros exibidos são selecionados por critérios como importância e raridade, pela dificuldade de acesso, pelo valor agregado (por exemplo, um livro que pertenceu a JK, com dedicatória do autor para o ex-presidente), pela temática (assuntos de Brasília e das cidades administrativas), por registrar eventos históricos e poder somar na salvaguarda da memória local, ou até por conter um selo ex-libris (marca de propriedade) de alguma personalidade, como, por exemplo, do arquiteto Lúcio Costa, que desenhou o Plano Piloto.

Entre as obras selecionadas para exibição está o primeiro livro impresso em Brasília, Bagana: monólogo em 3 actos, de Ruy Carneiro, emprestado à BNB pela Biblioteca do Senado Federal. A obra circulou em 1959, pela editora Brasília: Divulgadora de Imprensa, Propaganda e Editora.

Foto 1 4

Curadora da exposição, a bibliotecária Mariana Greenhalgh dará palestra na abertura da mostra

Censura

Também estará na mostra daBiblioteca Nacional de Brasília uma obra censurada pela Ditadura Militar (1964-1985), Diário de uma campanha na Bolívia, de Ernesto Che Guevara, editado em 1969 pela Coordenada, uma das primeiras editoras de Brasília, ao lado da Ebrasa e da Dom Bosco.

 

Mariana Greenhalgh sabe que tão importante quanto os livros expostos em Brasília Rara é a história por trás deles. Por isso, ela prepara uma palestra para a abertura da mostra. Ao lado de achados de sua pesquisa de pós-doutorado, quer falar ao público do trabalho de seu companheiro, Raphael Diego Greenhalgh, que publicou em 2020 o artigo Os livros e a censura em Brasília durante a Ditadura Militar. O trabalho mostra que cerca de 6 mil exemplares foram apreendidos à época em Brasília, tanto por motivos políticos, quanto morais.

Brasília Rara

• Abertura em 27 de junho, com palestra de Mariana Greenhalgh, às 15h, no auditório
• Biblioteca Nacional de Brasília, 1º andar
• Entrada gratuita

*Com informações da Secretaria de Cultura e Economia Criativa

Fonte: Agência Brasília

Últimas Notícias

Portal Minuto 61 © 2022 – Strike Media

Você ajuda nosso portal a crescer e continuar
trazendo as notícias mais importantes!

Sua participação faz toda a diferença!

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Conheça nossa política de privacidade.