CCBB Brasília de 02/07 a 04/08: Mostra de Filmes Estrelados por Al Pacino

CCBB BRASÍLIA RECEBE MOSTRA DE FILMES ESTRELADOS POR AL PACINO
Arte retirada de Redes Social/ Intagran

CCBB BRASÍLIA RECEBE MOSTRA DE FILMES ESTRELADOS POR AL PACINO O CCBB Brasília apresenta a mostra PACINO, de 2 de julho a 4 de agosto, que exibirá 24 longas-metragens estrelados por Al Pacino, um dos mais celebrados atores do cinema contemporâneo. A mostra oferece ao público a oportunidade de ter contato com o trabalho do […]

CCBB BRASÍLIA RECEBE MOSTRA DE FILMES ESTRELADOS POR AL PACINO

O CCBB Brasília apresenta a mostra PACINO, de 2 de julho a 4 de agosto, que exibirá 24 longas-metragens estrelados por Al Pacino, um dos mais celebrados atores do cinema contemporâneo. A mostra oferece ao público a oportunidade de ter contato com o trabalho do ator e à evolução de uma forma de atuar que marcou décadas da filmografia mundial. Além das exibições, está previsto um debate entre o curador e um especialista local, no dia 11 de julho, às 19h30, e um curso que oferecerá um panorama geral sobre os modos de atuação no cinema, e, mais detidamente, sobre o método moderno nos EUA, onde se formou Al Pacino, a ser realizado de 12 a 14 de julho.

As inscrições para o curso devem ser feitas através do e-mail cursopacinodf@fumacafilmes.com.br

O debate, o curso e a sessão inclusiva serão gratuitos, mediante emissão de ingresso liberados às 12h do dia anterior. Os ingressos para as demais sessões custam R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia) e podem ser adquiridos, a partir das 12h da sexta-feira anterior ao dia da sessão, na bilheteria física ou em bb.com.br/cultura.

Entre os filmes a serem exibidos, estão desde clássicos absolutos como a trilogia do Poderoso Chefão e Um Dia de Cão, até obras há muito não exibidas como Os Viciados e O Espantalho.

A mostra promove também uma sessão com recursos de acessibilidade (legendagem descritiva, audiodescrição e LIBRAS) do filme Um Dia de Cão (1975), de Sidney Lumet, no dia 19 de julho (sexta), às 17h30.

Al Pacino (Nova York, 1940) é, ao lado de Robert De Niro, Meryl Streep, Dustin Hoffman e Jack Nicholson, um dos nomes mais reconhecidos pelo imaginário coletivo quando o assunto é cinema.

Vindo do teatro e chegando ao cinema recém-formado pela antológica escola de atuação moderna do Actors Studio (como quase todos de sua geração, a da Nova Hollywood), Pacino, já em 1971, chamaria a atenção em “Os Viciados”, de Jerry Schatzberg.

Os olhos extremamente expressivos e o gestual que traziam algo “de dentro” serviram a um dos mais antológicos personagens da história do cinema, o atormentado, violento e fragilizado Michael Corleone de “O Poderoso Chefão”, de Francis Ford Coppola, a trilogia mais célebre da história do cinema).

O estilo de Al Pacino apresentaria modulações já a partir dali, indo do naturalismo, importante ao cinema mais realista dos anos 1970, em filmes como “Serpico” e “Um Dia de Cão”, a algo mais expressivo nos anos 1980 (“Scarface”) e, a partir dos anos 1990, a “marca Al Pacino”, que ia de um quase overacting em ‘Perfume de Mulher” e “Advogado do Diabo” à precisão presente em obras-primas como “O Pagamento Final” e “O Informante”.

Para o curador Paulo Santos Lima, ao longo dos anos, Al Pacino foi passando por um processo de análise de si próprio como ator e de conversa com as artes (e mundo). “Entre seu primeiro papel mais realista (em Os Viciados, de 1971) e o ator que compõe personagens que parecem, um tanto à la Marlon Brando, reiterar metalinguisticamente a si próprio, Al Pacino foi ampliando seu escopo, adotando um overacting cá e uma sobriedade acolá.”

Em mais de 50 anos de carreira, Al Pacino esteve com notórios diretores, de Sidney Lumet e Brian De Palma a, mais recentemente, Martin Scorsese e Quentin Tarantino. Dirigiu quatro longas-metragens que, metalinguisticamente, tratam do teatro, paixão eterna de Al Pacino.                                                                                                                                                                                    A mostra Al Pacino conta com o patrocínio do Banco do Brasil, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e após a temporada no CCBB Brasília, seguirá para o CCBB São Paulo.

PROGRAMAÇÃO:
02/07 – terça
17h O Pagamento Final (1993), de Brian De Palma, 144′, digital – 14 anos
20h Parceiros da https://ccbb.com.br/brasilia/Noite (1980), de William Friedkin, 102′, digital – 14 anos

03/07 – quarta
17h Serpico (1973), de Sidney Lumet, 130′, digital – 12 anos
19h30 Um Dia de Cão (1975), de Sidney Lumet, 125′, digital – 12 anos

04/07 – quinta
17h Espantalho (1973), de Jerry Schatzberg, 113′, digital – 14 anos
19h30 Os Viciados (1971), de Jerry Schatzberg, 110′, digital – 16 anos

05/07 – sexta
16h Um Momento, uma Vida (1977), de Sydney Pollack, 125′, digital – 10 anos
18h30 Fogo contra Fogo (1995), de Michael Mann, 170′, digital – 14 anos

06/07 – sábado
14h45 City Hall – Conspiração no Alto Escalão (1996), de Harold Becker, 111 min, digital – 14 anos
17h O Informante (1999), de Michael Mann, 158′, digital – 14 anos
20h Manglehorn (2014), de David Gordon Green, 98′, digital – 14 anos

07/07 – domingo
15h O Poderoso Chefão (1972), de Francis Ford Coppola, 175′, digital – 14 anos
18h30 O Poderoso Chefão II (1974), de Francis Ford Coppola, 202′, digital – 14 anos

09/07 – terça
16h30 Um Domingo Qualquer (1999) de Oliver Stone, 158′, digital – 18 anos
19h30 Tudo por Dinheiro (2005), de D. J. Caruso, 122′, digital – 14 anos

10/07 – quarta
16h Donnie Brasco (1997), de Mike Newell, 147′, digital – 16 anos
19h Perfume de Mulher (1992), de Martin Brest, 157′, digital – Livre

11/07 – quinta
16h30 O Advogado do Diabo (1997), de Taylor Hackford, 144′, digital – 16 anos
19h30 DEBATE

12/07 – sexta
14h30 CURSO
17h Justiça para Todos (1979), de Norman Jewison 120′, digital – 16 anos
19h30 City Hall – Conspiração no Alto Escalão (1996), de Harold Becker, 111 min, digital – 14 anos

13/07 – sábado
14h30 CURSO
17h O Pagamento Final (1993), de Brian De Palma, 144′, digital – 14 anos
20h Parceiros da Noite (1980), de William Friedkin, 102′, digital – 14 anos

14/07 – domingo
14h30 CURSO
17h Era uma Vez em… Hollywood (2019), de Quentin Tarantino,162′, digital – 16 anos
20h Vítimas de uma Paixão (1989), de Harold Becker, 113′, digital – 16 anos

16/07 – terça
15h30 O Poderoso Chefão III (1990), de Francis Ford Coppola, 171′, digital – 14 anos
19h Donnie Brasco (1997), de Mike Newell, 147′, digital – 16 anos

17/07 – quarta
16h Fogo contra Fogo (1995), de Michael Mann, 170′, digital – 14 anos
19h30 Espantalho (1973), de Jerry Schatzberg, 113′, digital – 14 anos

18/07 – quinta
17h Os Viciados (1971), de Jerry Schatzberg, 110′, digital – 16 anos
19h30 Tudo por Dinheiro (2005), de D. J. Caruso, 122′, digital – 14 anos

19/07 – sexta
17h30 Um Dia de Cão (1975), de Sidney Lumet, 125′, digital – 12 anos *
20h Parceiros da Noite (1980), de William Friedkin, 102′, digital – 14 anos

*sessão com acessibilidade (legendagem descritiva e audiodescrição)

20/07 – sábado
16h O Poderoso Chefão III (1990), de Francis Ford Coppola, 171′, digital – 14 anos
19h30 Serpico (1973), de Sidney Lumet, 130′, digital – 12 anos

21/07 – domingo
16h30 Um Momento, uma Vida (1977), de Sydney Pollack, 125′, digital – 10 anos
19h Scarface (1983), de Brian De Palma, 170′, digital – 18 anos

23/07 – terça
16h30 O Advogado do Diabo (1997), de Taylor Hackford, 144′, digital – 16 anos
19h30 City Hall – Conspiração no Alto Escalão (1996), de Harold Becker, 111 min, digital – 14 anos

24/07 – quarta
17h Dick Tracy (1990), de Warren Beatty, 105′, digital – 12 anos
19h Um Domingo Qualquer (1999) de Oliver Stone, 158′, digital – 18 anos

25/07 – quinta
16h Era uma Vez em… Hollywood (2019), de Quentin Tarantino,162′, digital – 16 anos
19h O Pagamento Final (1993), de Brian De Palma, 144′, digital – 14 anos

26/07 – sexta
15h Serpico (1973), de Sidney Lumet, 130′, digital – 12 anos
17h30 O Poderoso Chefão (1972), de Francis Ford Coppola, 175′, digital – 14 anos

27/07 – sábado
16h Justiça para Todos (1979), de Norman Jewison 120′, digital – 16 anos
18h30 Fogo contra Fogo (1995), de Michael Mann, 170′, digital – 14 anos

28/07 – domingo
16h30 Os Viciados (1971), de Jerry Schatzberg, 110′, digital – 16 anos
19h Donnie Brasco (1997), de Mike Newell, 147′, digital – 16 anos

30/07 – terça
16h30 O Informante (1999), de Michael Mann, 158′, digital – 14 anos
19h30 Vítimas de uma Paixão (1989), de Harold Becker, 113′, digital – 16 anos

31/07 – quarta
17h Manglehorn (2014), de David Gordon Green, 98′, digital – 14 anos
19h Era uma Vez em… Hollywood (2019), de Quentin Tarantino,162′, digital – 16 anos

01/08 – quinta
14h30 O Poderoso Chefão II (1974), de Francis Ford Coppola, 202′, digital – 14 anos
18h30 O Poderoso Chefão III (1990), de Francis Ford Coppola, 171′, digital – 14 anos

02/08 – sexta
16h Espantalho (1973), de Jerry Schatzberg, 113′, digital – 14 anos
18h30 Scarface (1983), de Brian De Palma, 170′, digital – 18 anos

03/08 – sábado
17h Dick Tracy (1990), de Warren Beatty, 105′, digital – 12 anos
19h30 Um Dia de Cão (1975), de Sidney Lumet, 125′, digital – 12 anos

04/08 – domingo
16h Perfume de Mulher (1992), de Martin Brest, 157′, digital – Livre
19h O Advogado do Diabo (1997), de Taylor Hackford, 144′, digital – 16 anos

Sobre o CCBB Brasília

O Centro Cultural Banco do Brasil Brasília foi inaugurado em 12 de outubro de 2000, e está sediado no Edifício Tancredo Neves, uma obra arquitetônica de Oscar Niemeyer, e tem o objetivo de reunir, em um só lugar, todas as formas de arte e criatividade possíveis.

Com projeto paisagístico assinado por Alda Rabello Cunha, o CCBB Brasília dispõe de amplos espaços de convivência, bistrô, galerias de artes, sala de cinema, teatro, praça central e jardins, onde são realizados exposições, shows musicais, espetáculos, exibições de filmes e performances.

Além disso, oferece o Programa Educativo CCBB Brasília, programa contínuo de arte-educação patrocinado pelo Banco do Brasil que desenvolve ações educativas e culturais para aproximar o visitante da programação em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), acolhendo o público espontâneo e, especialmente, milhares de estudantes de escolas públicas e particulares, universitários e instituições, ao longo do ano, por meio de visitas mediadas agendadas, além de oferecer atividades de arte e educação aos fins de semana.

Desde o final de 2022, o CCBB Brasília, se tornou o terceiro prédio do Banco do Brasil a receber a certificação ISO 14001, sendo que no ano de 2023, obtivemos a renovação anual da certificação, como reconhecimento do compromisso com a gestão ambiental e a sustentabilidade.

Serviço
PACINO
Patrocínio: Banco do Brasil
Curadoria: Paulo Santos Lima
Produção: Fumaça Filmes
Realização: Centro Cultural Banco do Brasil
www.bb.com.br/cultura

Local: cinema do CCBB Brasília
Endereço: SCES Trecho 02 Lote 22 – Edif. Presidente Tancredo Neves – Setor de Clubes Especial Sul – Brasília – DF
Informações: (61) 3108 7600
Capacidade do cinema: 70 lugares
Ingressos: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia) – disponibilizados às 12h da sexta-feira anterior na bilheteria física ou em bb.com.br/cultura.
O debate e a sessão inclusiva serão gratuitos, mediante retirada de ingressos na bilheteria a partir das às 12h do dia anterior.
O curso será gratuito, mediante inscrição prévia pelo e-mail cursopacinodf@fumacafilmes.com.br
Classificação indicativa: conforme a programação
Os ingressos são válidos somente para as respectivas sessões

Informações
E-mail: ccbbdf@bb.com.br
Site: bb.com.br/cultura
Instagram/ccbbbrasilia
TikTok/@ccbbcultura

 

SINOPSES:

CCBB BRASÍLIA RECEBE MOSTRA DE FILMES ESTRELADOS POR AL PACINO

Os Viciados (The Panic in the Needle Park)

EUA, 1971, 110 min, 16 anos
Direção: Jerry Schatzberg

Com Al Pacino, Kitty Winn, Alan Vint, Richard Bright

Bobby (Al Pacino), um dependente químico e pequeno traficante, se envolve com Helen (Kitty Winn), uma jovem meio sem rumo que acaba entrando na onda do consumo de heroína. Ambos entram numa espiral. É o primeiro – e já marcante – trabalho de Al Pacino como protagonista, aqui num registro mais realista e num filme extremamente cru na exposição detalhada do consumo de drogas e da realidade degradada daquele universo.

 

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O Poderoso Chefão (The Godfather)

EUA, 1972, 175 min, 14 anos
Direção: Francis Ford Coppola

Com Al Pacino, Marlon Brando, James Caan, Diane Keaton, Talia Shire

Neste que é um dos mais aclamados filmes da história do cinema, uma família mafiosa luta para estabelecer sua supremacia nos Estados Unidos depois da Segunda Guerra Mundial. Uma tentativa de assassinato deixa o chefão Vito Corleone (Marlon Brando) incapacitado e força os filhos Michael (Al Pacino) e Sonny (James Caan) a assumirem os negócios. Coppola, um dos maiores cineastas da Nova Hollywood, lutou para ter Al Pacino no filme. O resultado foi um jovem ator de 32 anos expor pelo rosto e corpo todo                                                                                                                                  um tormento de assumir um destino terrível.

 

O espantalho

Espantalho (Scarecrow)

EUA, 1973, 113 min, 14 anos
Direção: Jerry Schatzberg

Com Gene Hackman, Al Pacino,Dorothy Tristan, Ann Wedgeworth

Max (Gene Hackman) e Lion (Al Pacino), dois desconhecidos, se encontram numa estrada da Califórnia. O primeiro saiu da prisão recentemente e o outro é um egresso da Marinha. Com temperamento efusivo, Max planeja ir para Pittsburgh, onde sonha abrir um lava-rápido. Lion, mais anárquico, deseja ver a mulher, que abandonou, e conhecer o filho de cinco anos. Ambos decidem unir forças e tentar uma vida melhor. Pacino faz aqui um de seus grandes papéis, numa mescla de fragilidade com energia.

 

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Serpico (Serpico)

Direção: Sidney Lumet

Com Al Pacino, Allan Rich, Barbara Eda-Young, Biff McGuire

Jovem e idealista policial de Nova York, Frank Serpico (Al Pacino) recusa os subornos que lhe são oferecidos e passa a ser marginalizado pelos colegas coniventes com a corrupção. Sua luta solitária abala seu prestígio dentro da corporação e acaba ameaçando sua própria vida.

Adaptação do livro de Peter Maas, por sua vez baseado em fatos reais, o filme conta com a direção de Sidney Lumet, adepto da estética das ruas típica dos anos 1970. A brilhante performance de Al Pacino lhe rendeu o prêmio de melhor ator no Globo de Ouro e indicação na mesma categoria no Oscar.

 

 

admin ajax 1O Poderoso Chefão II (The Godfather: Part II)

EUA, 1974, 202 min, 14 anos

Direção: Francis Ford Coppola

Com Al Pacino, Robert De Niro, Robert Duvall, Diane Keaton

Início do século XX. Após a máfia local matar sua família, o jovem Vito foge de sua cidade na Sicília e vai para os Estados Unidos. Já adulto, no bairro nova-iorquino de Little Italy, Vito luta para ganhar a vida (legal ou ilegalmente) e manter esposa e filhos.

O poder de Vito cresce, mas sua família é o que mais lhe importa. Nos anos 1950, com o patriarca morto, é o caçula Michael quem mantém o legado dos Corleone. A composição de Al Pacino como Michael Corleone é incrível, ele habitando as sombras, imerso na violência e abatido pelo destino pesado que teve de assumir. O ator foi indicado a melhor ator no Oscar e no Globo de Ouro.

 

dog day afternoonUm Dia de Cão (Dog Day Afternoon)

EUA, 1975, 125 min, 12 anos
Direção: Sidney Lumet

Com Al Pacino, John Cazale, Penelope Allen, Sully Boyar

Quando o inexperiente Sonny Wortzik (Al Pacino) lidera um assalto a banco no Brooklyn, Nova York, as coisas rapidamente dão errado. Ele e seu cúmplice, Sal Naturile (John Cazale), tentam desesperadamente manter o controle, mas a mídia sensacionalista, a polícia e o FBI chegam criando uma tensão ainda maior.

Gradualmente, os verdadeiros motivos para o roubo são revelados. Adepto de uma abordagem mais realista, o diretor Sidney Lumet encontra novamente em Al Pacino a imagem do homem comum desesperado, num papel que lhe rendeu indicação ao Oscar e ao Globo de Ouro de melhor ator.

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Um Momento, uma Vida (Bobby Deerfield)

EUA, 1977, 125 min, 10 anos
Direção: Sydney Pollack

Com Al Pacino, Marthe Keller, Walter McGinn, Anny Duperey

Bobby (Al Pacino) é um piloto de corridas frio e presunçoso. Quando se apaixona por uma jovem enigmática, sua vida parece tomar outro rumo. Mas as curvas da vida escondem surpresas trágicas, que levam este romance a um inexorável desfecho. Num papel atípico, senão inesperado, Pacino conta com a sempre interessante habilidade de Sydney Pollack como diretor de atores, compondo aqui um de seus típicos personagens angustiados e de certa forma deslocados.

 

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Justiça para Todos (And Justice for All)

EUA, 1979, 120 min, 16 anos
Direção: Norman Jewison

Com Al Pacino, John Forsythe, Jack Warden, Christine Lahti

Drama satírico em que um advogado idealista (Al Pacino), que tenta ganhar casos para seus clientes presos em um sistema hipócrita e corrupto, encontra-se defendendo um juiz acusado de estupro.

O juiz erroneamente entende que os ideais do advogado e seu desdém para com aos tribunais o encaminharão para uma absolvição, apesar das evidências e ódio que sentem um pelo outro. Típico do diretor Norman Jewison, é uma espécie de filme-denúncia que traz o nonsense do sistema judicial norte-americano. Pacino, novamente, presenteia o espectador com uma afinadíssima atuação realista.

 

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Parceiros da Noite (Cruising)

EUA, 1980, 102 min, 14 anos
Direção: William Friedkin

Com Al Pacino, Paul Sorvino, Karen Allen, Richard Cox

O policial Steve Burns (Al Pacino) foi destacado para investigar uma série de assassinatos de homossexuais em Nova York. Com a intenção de crescer dentro da corporação, aceita o desafio de se passar por gay, sabendo que terá que frequentar a comunidade e mergulhar nos clubes de sadomasoquismo. William Friedkin, mais uma vez, fala sobre a violência do mundo e dos seres humanos. E conta aqui com a magistral performance de Al Pacino, das melhores de sua carreira, ainda que ele não tenha se encantado com este brilhante e polêmico filme que gerou protestos durante sua realização.

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Scarface (Scarface)

EUA, 1983, 170 min, 18 anos
Direção: Brian De Palma

Com Al Pacino, Michelle Pfeiffer, Steven Bauer, Mary Elizabeth Mastrantonio

Após receber residência permanente nos Estados Unidos em troca do assassinato de um oficial do governo cubano, Tony Montana (Al Pacino) se torna o chefe do tráfico de drogas em Miami. Matando qualquer um que entre em seu caminho, Tony eventualmente se torna o maior traficante da Flórida, controlando quase toda a cocaína que entra em Miami. Porém, a pressão da polícia, as guerras com cartéis colombianos e sua própria paranoia servem para alimentar as chamas de sua eventual queda.

De Palma aposta em imagens panorâmicas marcantes e, assim, graças à performance de Pacino, instalou o personagem de Tony Montana no imaginário coletivo com este filme que é refilmagem do clássico homônimo dirigido por Howard Hawks em 1932.

 

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Vítimas de uma Paixão (Sea of Love)

EUA, 1989, 113 mint, 16 anos
Direção: Harold Becker

Com Al Pacino, Ellen Barkin, John Goodman, Samuel L. Jackson

Incomodado detetive de Nova York, Frank Keller (Al Pacino) investiga uma assassina em série que sempre deixa a música “Sea of Love” tocando na cena do crime. Com a ajuda de seu parceiro, Sherman Touhey (John Goodman), Frank cria um plano para achar a assassina usando seus próprios anúncios de encontro. Mas, Frank se apaixona por sua principal suspeita, Helen Cruger (Ellen Barkin), e então precisa lutar para conciliar sua vida pessoal e seu dever profissional. Thriller vigoroso que marca o retorno de Al Pacino após um hiato de quatro anos no cinema.

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O Poderoso Chefão 3 (The Godfather: Part III)

EUA, 1990, 171 min, 14 anos
Direção: Francis Ford Coppola

Com Al Pacino, Sofia Coppola, Andy Garcia, Diane Keaton

Michael Corleone (Al Pacino) está envelhecendo e, com a ajuda do sobrinho Vincent Mancini (Andy Garcia), busca a legitimação dos interesses da família em Nova York e na Itália. Seu protegido não está só interessado em parte do império da família, mas também deseja a filha de Michael, Mary (Sofia Coppola). No mais, Michael busca uma redenção pelo que cometeu de violências no passado. Pacino, brilhante aqui, coloca uma fragilidade física marcante no Michael que, nos outros dois filmes, sempre esteve carregando nos ombros todo o peso do que lhe foi destinado.

 

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Dick Tracy (Dick Tracy)

EUA, 1990, 105 min, 12 anos
Direção: Warren Beatty

Com Warren Beatty, Al Pacino, Madonna, Dustin Hoffman

Tess Trueheart (Glenne Headly) quer apenas ter uma vida tranquila com seu namorado, Dick Tracy (Warren Beatty), um detetive da polícia. Porém, existe alguém que pode atrapalhar os sonhos do casal. Este alguém é Big Boy Caprice (Al Pacino), um gângster que decidiu fazer uma guerra pelo domínio da cidade e comandar todos os bandidos.

Para complicar ainda mais a situação, Dick Tracy também precisa resistir aos avanços de Breathless Mahoney (Madonna), uma sedutora cantora de boate. Quase irreconhecível pela vasta maquiagem, Pacino faz seu primeiro papel num filme baseado em HQ, além de ser indicado ao Oscar e ao Globo de Ouro de melhor ator coadjuvante.

 

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Perfume de Mulher (Scent of a Woman)EUA, 1992, 157 min, Livre
Direção: Martin Brest

Com Al Pacino, Chris O’Donnell, Gabrielle Anwar, Philip Seymour

Frank (Al Pacino) é um militar aposentado, cego e impossível de conviver. Sua sobrinha contrata Charlie (O’Donnell) para cuidar dele no dia de Ação de Graças. Charlie aceita o trabalho para pagar por uma viagem de volta para casa no Natal, porém eles não contavam com a ideia de Frank de passar o dia em Nova York. Al Pacino ganhou o Oscar e também o Globo de Ouro de melhor ator por este trabalho que é uma refilmagem do longa homônimo dirigido pelo italiano Dino Risi em 1974.

 

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O Pagamento Final (Carlito’s Way)

EUA, 1993, 144 min, 14 anos
Direção: Brian De Palma

Com Al Pacino, Sean Penn, Penelope Ann Miller. Luis Guzmán

Após sair da prisão, o ex-traficante Carlito Brigante (Al Pacino) jura a si mesmo que nunca mais voltará à criminalidade. Mas a mudança de vida não é fácil, porque seus conhecidos continuam na ilegalidade e o destino parece querer puxá-lo de volta à contravenção. A direção sempre impecável de Brian De Palma transforma em pura imagem a dimensão trágica e romântica desse melodrama policial singular. O rosto de Al Pacino, carregando todo o peso da vida, é mais uma de suas marcantes presenças na tela.

fogo contra fogo

Fogo contra Fogo (Heat)
EUA, 1995, 170 min, 14 anos
Direção: Michael Mann

Com Al Pacino, Robert De Niro, Val Kilmer, Jon Voight

Vincent Hanna (Al Pacino) é um obstinado policial que coloca o trabalho acima de tudo. Neil McCauley (Robert De Niro) é um fora da lei igualmente profissional que pretende fazer seu último grande roubo e se aposentar da criminalidade.

Sendo os melhores no que fazem, ocorre logo uma mútua identificação entre esses dois homens solitários e éticos. Na caçada, Vincent verá seu casamento ruir, ao passo que Neil começará um forte romance. Filme primoroso que marca a primeira vez em que esses dois lendários atores de Hollywood atuam juntos numa mesma cena.

 

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City Hall – Conspiração no Alto Escalão (City Hall)
EUA, 1996, 111 min, 14 anos
Direção: Harold Becker
Com Al Pacino, John Cusack, Bridget Fonda, Danny Aiello

A morte acidental de uma criança envolvendo um policial e um criminoso acaba revelando uma estrutura de corrupção junto às instituições governamentais de Nova York. A situação exige do prefeito John Pappas (Al Pacino), e também de seu assistente direto Kevin Calhoun (John Cusack), uma maior habilidade no difuso jogo de poder político. Pacino dedicou um largo tempo à convivência com o prefeito de Nova York à época, Rudolph Giuliani, para compor melhor seu personagem.

 

 

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O Advogado do Diabo (The Devil’s Advocate)

EUA, 1997, 144 min, 16 an

Direção: Taylor Hackfor

Com Al Pacino, Keanu Reeves, Charlize Theron, Connie Nielsen

Kevin Lomax (Keanu Reeves), advogado de uma pequena cidade da Flórida que nunca perdeu um caso, é contratado por John Milton (Al Pacino), dono da maior firma de advocacia de Nova York.

No início tudo parece correr bem, mas Mary Ann (Charlize Theron), a esposa do advogado, começa a testemunhar aparições demoníacas. Ambicioso, Kevin está empenhado em defender o cliente e cada vez dá menos atenção a sua mulher. Pacino assume, afinadamente, um overacting fundamental à caracterização de Milton, que acabou se tornando um de seus personagens mais populares.

 

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Donnie Brasco (Donnie Brasco)

EUA, 1997, 147 min, 16 anos
Direção: Mike Newell

Com Al Pacino, Johnny Depp, Michael Madsen, Anne Heche

“Lefty” Ruggerio (Al Pacino), um dos maiores mafiosos americanos, tem como novo protegido um jovem de Miami chamado Donnie Brasco (Johnny Depp), na verdade um agente do FBI incumbido de se infiltrar e desmascarar a máfia.

A relação entre ambos os torna cúmplices inseparáveis, fazendo com que Brasco se transforme em membro ativo e conhecedor do mundo criminoso da família. Pacino, com a usual habilidade facial e física, dá uma memorável humanidade ao seu personagem, além de generosamente contracenar com um esforçado e ainda jovem Johnny Depp.

 

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O Informante (The Insider)

EUA, 1999, 158 min, 14 anos
Direção: Michael Mann

Com Al Pacino, Russell Crowe, Christopher Plummer, Diane Venora

Depois de tentar entrevistar o ex-executivo da indústria do tabaco Jeffrey Wigand (Russell Crowe), o experiente produtor de TV Lowell Bergman (Al Pacino) suspeita de que existe uma razão por trás do silêncio de Wigand. Quando Bergman tenta convencer Wigand a contar os segredos que sabe sobre a indústria do tabaco, os dois precisam lidar com os tribunais e as corporações para expor a verdade. Baseado em fatos reais, o filme conta com a milimetria e estudo de causa típicos da direção de Michael Mann.

 

Imagem do WhatsApp de 2024 06 21 as 03.27.22 b1071557Um Domingo Qualquer (Any Given Sunday)

EUA, 1999, 158 min, 18 anos
Direção: Oliver Stone

Com Al Pacino, Jamie Foxx, Cameron Diaz, Dennis Quaid

Técnico do lendário time de futebol americano Miami Sharks, o célebre Tony D’Amato (Al Pacino) passa por maus bocados, entre precisar soerguer o time que entrou numa fase de derrotas, ter seu melhor quarterbackcontundido – e por isso precisar contar com um reserva extremamente prepotente, além de estar ele próprio numa crise. Adepto do espetáculo, Oliver Stone recorre a uma vasta trilha sonora e a imagens estilizadas dos jogos. Pacino faz mais um formidável personagem que luta contra a adversidade do mundo.

 

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Tudo por Dinheiro (Two for the Money)

EUA, 2005, 122 min, 14 anos

Direção: D. J. Caruso

Com Al Pacino, Matthew McConaughey, Rene Russo, Armand Assante

Walter Abrams (Al Pacino) é um ex-viciado em apostas de resultados de jogos que ganha num instante, para perder tudo no passo seguinte. Ele então encontra sua mina de ouro quando conhece Brandon Lang (Matthew McConaughey), ex-atleta cujo conhecimento em esportes lhe dá uma ótima intuição sobre os placares. Pacino na sua usual atuação mercúria, em sintonia com o ritmo acelerado do filme.

 

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Manglehorn (Manglehorn)

EUA, 2014, 98 min, 14 anos
Direção: David Gordon Green

Com Al Pacino, Holly Hunter, Harmony Korine, Chris Messina

A.J. Manglehorn (Al Pacino) é um chaveiro recluso e solitário do Texas que está afastado do seu bem-sucedido filho Jacob (Chris Messina). Ele passa os dias cuidando do seu gato, buscando conforto no trabalho e escrevendo cartas para um amor há muito perdido.

Uma das poucas alegrias de sua vida está nas visitas ao banco, quando pode se encontrar brevemente com a bondosa bancária Dawn (Holly Hunter). No entanto, quando tem a chance de transformar isso em algo real, ele vacila. Aqui, Pacino empresta seu talento junto a diretores do cinema independente americano, como Gordon Green e Harmony Korine, neste caso, atuando.

 

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Era uma Vez em… Hollywood (Once Upon a Time… in Hollywood)

EUA, 2019, 162 min, 16 anos
Direção: Quentin Tarantino

Com Leonardo DiCaprio, Brad Pitt, Margot Robbie, Al Pacino

Em 1969, Rick Dalton (Leonardo DiCaprio) é um ator de TV em declínio que tenta voltar à vida de fama e sucesso em Hollywood ao lado de seu amigo e dublê, Cliff Booth (Brad Pitt). No processo, eles cruzam com muitas pessoas influentes da indústria cinematográfica, como o casal Sharon Tate e Roman Polanski, e acabam se envolvendo involuntariamente com o grupo de Charles Manson.

Aos 79 anos, Al Pacino faz uma pontual porém marcante presença neste filme, que fala sobre a fabulação do cinema diante da realidade do mundo.

Por: Portalminuto61

 

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