IronMan 2025: Brasília vibra com retorno triunfal 

COMPARTILHE!
IronMan 2025: Brasília vibra com retorno triunfal 
Reprodução: Instagram
IronMan 2025: Brasília vibra com retorno triunfal 
Reprodução: Instagram

IronMan 2025: Brasília vibra com retorno triunfal Após uma década de ausência, o rugido do IronMan ecoou novamente em Brasília neste domingo (13/4), reacendendo a paixão pelo triatlo na capital federal. O Itaú BBA IronMan 70.3 Brasília 2025 não apenas marcou o retorno triunfal de uma das maiores competições de triatlo do mundo ao Distrito […]

IronMan 2025: Brasília vibra com retorno triunfal 

Após uma década de ausência, o rugido do IronMan ecoou novamente em Brasília neste domingo (13/4), reacendendo a paixão pelo triatlo na capital federal. O Itaú BBA IronMan 70.3 Brasília 2025 não apenas marcou o retorno triunfal de uma das maiores competições de triatlo do mundo ao Distrito Federal, mas também escreveu um novo capítulo na história do evento no Brasil, reunindo um número recorde de atletas e consagrando talentos brasileiros no pódio profissional.

A competição, que atraiu atletas de diversas partes do globo, transformou os icônicos cartões postais de Brasília em um palco de superação e resistência. Os “homens e mulheres de aço” enfrentaram um desafio extenuante, composto por 1,9 km de natação nas águas do Lago Paranoá, 90 km de ciclismo pelas amplas avenidas da Esplanada dos Ministérios e pela imponente Ponte JK, culminando em um percurso final de 21,1 km de corrida na Península dos Ministros.

Brilho Brasileiro na Elite Profissional

O retorno do IronMan 70.3 a Brasília, marcando o início do calendário de 2025 da competição e a reinserção do Distrito Federal na programação da modalidade, foi coroado com o protagonismo dos atletas brasileiros na categoria profissional. No masculino, o grande vencedor foi Miguel Hidalgo, que cruzou a linha de chegada com um tempo impressionante de 3:31:43, estabelecendo um novo recorde para a competição em solo candango.

O feito de Hidalgo ganha ainda mais relevância ao lembrarmos de sua destacada 10ª colocação nas Olimpíadas de Paris-2024, a melhor marca de um sul-americano na história dos Jogos Olímpicos na modalidade. Além da vitória, Hidalgo garantiu sua vaga para o Mundial de Marbella, na Espanha, que será disputado em novembro. O pódio masculino foi completado pelo francês Casimir Moine e pelo argentino Luciano Taccone, sendo que apenas os dois primeiros colocados asseguraram a classificação para o Mundial.

“Estou muito feliz com a minha performance, principalmente no pedal. Cometi alguns erros na prova, cai no início da bicicleta, mas o objetivo foi cumprido, de ganhar a vaga para o Mundial. Foi muito especial por ser aqui em Brasília, a torcida no Brasil é muito calorosa e é muito legal ver tanta gente assistindo”, compartilhou um emocionado Miguel Hidalgo ao Correio Braziliense.

No feminino, o domínio foi absoluto da catarinense Djenyfer Arnold. A atleta olímpica, que também representou o Brasil em Paris-2024, liderou a prova desde o início, demonstrando uma performance impecável nas três modalidades. Arnold cruzou a linha de chegada com um tempo de 4:01:32, deixando suas 13 concorrentes para trás. A superioridade da brasileira foi tamanha que a segunda colocada, a turca Sinem Francisca Tous Servera, chegou 14 minutos depois. A também brasileira Pietra Meneghini conquistou o terceiro lugar, consolidando o excelente desempenho nacional na categoria feminina.

“Eu estava com medo do percurso, porque eu não conhecia, mas foi incrível. Brasília é um berço do triathlon, é a capital. Foi um percurso lindo e muito bem organizado que foi fácil fazer força. Eu entrei na prova querendo muito a vitória, mas com o pé atrás por não saber muito bem como seria e estou surpresa com esse tempo, não esperava. É ótimo, dá confiança para o futuro”, celebrou Djenyfer Arnold.

A Festa do Triatlo e o Encanto de Brasília

O IronMan 70.3 Brasília 2025 não foi apenas uma competição de alto nível, mas também uma grande celebração do esporte e um reencontro da cidade com um evento que marcou sua história. Entre os 1.600 triatletas que participaram da prova, 200 eram representantes de Brasília, competindo com garra por vagas no Mundial entre os amadores.

“É magnífico ter uma prova desse nível em Brasília, a cidade merece e o esporte merece. A comunidade toda junto, gente de vários países vindo para cá, só tem a engrandecer a capital do nosso país. O dia estava lindo, o lago estava uma piscina, o percurso muito bom, rápido e sem buraco. É um dos circuitos mais bonitos do mundo”, declarou o morador de Águas Claras, Diego Rodrigues, um dos 200 atletas locais na disputa.

Até mesmo quem veio de outras partes do Brasil e do mundo se rendeu ao charme da capital federal e à organização impecável do evento. O paulista Rodrigo Lobo, que obteve um excelente resultado no amador, expressou seu encantamento: “Que prova maravilhosa, em uma cidade acolhedora demais. A natação nesse lago é perfeita, vendo o sol subindo, é energizante. Passamos por todos os pontos turísticos, que lindo. É uma etapa que veio para ficar por mais 10 ou 20 anos. Obrigado Brasília por nos acolher, ainda mais onde tudo começou”.

O sucesso do IronMan 70.3 Brasília 2025 reafirma o potencial da capital federal como um polo do triatlo no Brasil e no mundo, deixando a promessa de futuras edições e consolidando o retorno triunfal de uma competição que apaixona atletas, famílias e entusiastas do esporte.

Por     minuto61

Quer ficar por dentro de todas as novidades?
Siga o       Minuto61 no Instagram    !

Receba as últimas notícias no Whatsapp!
Siga o canal “Últimas Notícias”  WhatsApp

Quer denunciar ou sugerir uma reportagem?
Envie para Portal Minuto61 DF

 

 

Portal Minuto 61 © 2022 – Strike Media

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Conheça nossa política de privacidade.