MEC 600 Mil: Professores Moldam Ensino Matemático

COMPARTILHE!
MEC 600 Mil: Professores Moldam Ensino Matemático
Reprodução: Freepik
MEC 600 Mil: Professores Moldam Ensino Matemático
Reprodução: Freepik

MEC 600 Mil: Professores Moldam Ensino Matemático O Ministério da Educação (MEC) lançou a Escuta Nacional de Professores e Professoras que Ensinam Matemática, uma pesquisa online que busca aprimorar o ensino da disciplina no Brasil. Até sexta-feira (28), 600 mil educadores do ensino básico e da educação profissional e tecnológica da rede pública de todo […]

MEC 600 Mil: Professores Moldam Ensino Matemático

O Ministério da Educação (MEC) lançou a Escuta Nacional de Professores e Professoras que Ensinam Matemática, uma pesquisa online que busca aprimorar o ensino da disciplina no Brasil. Até sexta-feira (28), 600 mil educadores do ensino básico e da educação profissional e tecnológica da rede pública de todo o país podem participar, compartilhando suas experiências e perspectivas.

Aprimorando Práticas Pedagógicas e Valorizando Educadores

A iniciativa do MEC tem como objetivo principal coletar contribuições dos docentes para melhorar as práticas pedagógicas em matemática. Ao ouvir os profissionais que estão na linha de frente da educação, o ministério busca identificar as necessidades e demandas reais do ensino da disciplina, visando aprimorar a aprendizagem dos alunos em todo o país.

Além de aprimorar as práticas pedagógicas, a Escuta Nacional também visa valorizar os educadores, reconhecendo suas diferentes perspectivas e experiências. Ao considerar a visão dos professores na definição de políticas públicas para o ensino da matemática, o MEC busca construir um sistema educacional mais eficiente e alinhado com as necessidades dos alunos e dos profissionais da área.

Participação Ampla e Anônima: Construindo um Ensino Mais Eficaz

A Escuta Nacional convida todos os professores de matemática do ensino básico e da educação profissional e tecnológica a participarem da pesquisa, de forma autônoma e anônima. O MEC disponibilizou um guia online para incentivar a participação dos educadores e garantir que suas vozes sejam ouvidas.

O questionário da pesquisa aborda diversos aspectos do ensino da matemática, como o perfil dos professores, suas crenças e atitudes, percurso formativo, trajetória docente, contexto de atuação, clima escolar, currículos e práticas pedagógicas. Os participantes são convidados a refletir sobre suas experiências, considerando a etapa de ensino e a escola em que atuam.

Para garantir a representatividade da pesquisa, o MEC permite que o formulário online seja preenchido mais de uma vez, caso o professor lecione em diferentes contextos, etapas, escolas ou redes de ensino. A iniciativa já ouviu profissionais de mais de 2.060 municípios das 27 unidades da federação, abrangendo o ensino fundamental, o ensino médio e a educação profissional e tecnológica.

Desafios na Aprendizagem da Matemática: Buscando Soluções Conjuntas

A Escuta Nacional surge em um momento em que os resultados de avaliações nacionais e internacionais apontam para desafios na aprendizagem da matemática no Brasil. De acordo com o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) 2022, o Brasil ocupa a 65ª posição no ranking de aprendizagem da disciplina, entre 81 países da OCDE.

O Estudo Internacional de Tendências em Matemática e Ciências (TIMSS) 2023 revela que 51% dos estudantes brasileiros do 4º ano do ensino fundamental não alcançam o nível básico de compreensão da matemática. Os dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2021 mostram que apenas 37% dos estudantes do 5º ano do ensino fundamental aprendem o nível esperado na disciplina, índice que cai para 15% no 9º ano e para 5% no ensino médio.

A Escuta Nacional de Professores e Professoras que Ensinam Matemática surge como uma iniciativa crucial para enfrentar os desafios da aprendizagem da disciplina no Brasil. Diante de dados alarmantes, que revelam o baixo desempenho dos estudantes em avaliações nacionais e internacionais, o Ministério da Educação (MEC) busca construir um diálogo colaborativo com os educadores.

A pesquisa online, que estará aberta até sexta-feira (28), representa uma oportunidade para que os professores compartilhem suas experiências, perspectivas e sugestões, contribuindo para a construção de um ensino da matemática mais eficaz e alinhado com as necessidades dos alunos brasileiros. O MEC reconhece a importância de ouvir os profissionais que estão na linha de frente da educação, valorizando suas diferentes visões e buscando construir políticas públicas mais eficientes.

A Escuta Nacional visa aprimorar as práticas pedagógicas, identificar as demandas reais do ensino da matemática e construir um sistema educacional mais justo e inclusivo. Ao unir esforços com os professores, o MEC busca transformar o cenário da aprendizagem da disciplina no Brasil, garantindo que todos os alunos tenham acesso a uma educação matemática de qualidade.

Por      minuto 61

Quer ficar por dentro de todas as novidades?
Siga o        Minuto61 no Instagram     !

Receba as últimas notícias no Whatsapp!
Siga o canal “Últimas Notícias”  WhatsApp

Quer denunciar ou sugerir uma reportagem?
Envie para Portal Minuto61 DF

 

 

 

Portal Minuto 61 © 2022 – Strike Media

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Conheça nossa política de privacidade.