Logo Minuto61

3º Encontro de Teatro de Lambe-Lambe, em Brasília, com entrada gratuita

3º Encontro de Teatro de Lambe-Lambe começa nesta terça (2), em Brasília, com entrada gratuita
Evento acontece até 12 de julho, no Espaço Cultural Renato Russo - Foto: Tatiana Reis

3º Encontro de Teatro de Lambe-Lambe, em Brasília, com entrada gratuita Evento vai até 12 de julho Vertente teatral originária do Brasil já ultrapassou fronteiras e programação conta com apresentações internacionais Começou nesta terça-feira (2), em Brasília, a 3ª edição do Encontro de Teatro de Lambe-Lambe, uma vertente contemporânea de teatro de animação originária do […]

3º Encontro de Teatro de Lambe-Lambe, em Brasília, com entrada gratuita

Evento vai até 12 de julho

Vertente teatral originária do Brasil já ultrapassou fronteiras e programação conta com apresentações internacionais

Começou nesta terça-feira (2), em Brasília, a 3ª edição do Encontro de Teatro de Lambe-Lambe, uma vertente contemporânea de teatro de animação originária do Brasil. Com apresentação de 26 espetáculos produzidos nacionalmente e no Chile, Uruguai, Bolívia e Argentina, o evento vai até 12 de julho, no Espaço Cultural Renato Russo, com entrada gratuita. 

Além das peças, o encontro traz ainda contação de história, exposições, shows, feiras e oficinas, em uma verdadeira vivência cultural e imersão histórica. 

“Além de ampliar e difundir o Teatro Lambe-Lambe ao contar com artistas que pesquisam e concebem esse tipo de arte em outros estados e países, o evento também deverá fortalecer Brasília na rota de festivais de Teatro de Formas Animadas, sendo este um importante passo para que cada vez mais brasilienses tenham acesso à cultura nacional e de qualidade”, destaca a atriz Amara Hurtado, cofundadora d’As Caixeiras Cia. de Bonecas, grupo que idealizou o evento. 

Com 35 anos de existência, o teatro de Lambe-Lambe foi criado na Bahia pelas atrizes-animadoras Ismine Lima e Denise dos Santos. O nome tem como referência o método de trabalho dos fotógrafos ambulantes surgido na década de 40. 

7c09e587cab8db8dd046993663f1d4ff
Espetáculos de Lambe Lambe são encenados dentro de uma pequena estrutura, em que artistas controlaram bonecos e cena / Divulgação

Os espetáculos, de curta duração e apresentados para um público de até três pessoas, são encenados dentro de uma pequena estrutura, onde as atrizes e atores manipulam bonecos em miniaturas, controlam a iluminação e o som. A brevidade permite aos e às artistas fazerem várias apresentações e, consequentemente, encantar diversos públicos em cada pouso.

Maratona teatral 

A maratona teatral, com sessões contínuas das 16h às 21h, acontece durante todos os dias do Encontro, na praça central, mezanino e Galpão Hugo Rodas, localizados no Espaço Cultural Renato Russo. 

Complementando a programação, haverá a exposição “Miúdas Delicadezas”, da artista Genifer Gerhardt, três espetáculos de teatro de animação, dois shows musicais, feira cultural e gastronômica, além de duas oficinas.

Neste final de semana, as noites ganham um colorido  diferente, a partir das 20h, com apresentações de dois grupos musicais: no sábado (6), sobe ao palco o Trio Fulôres, já no domingo (7), quem agita é a Fanfarra Maluvidas.

c1966d81bb3221011045e4d305836505
Bonecos em miniatura compõem cena de teatro de Lambe Lambe / Foto: Carlos Vásquez

Durante as tardes do fim de semana, a partir das 16h15, Maíra Oliveira conduz sessões de contação de histórias. A programação segue com três espetáculos de teatro de animação: Pedaços de Maria, do grupo As Desempregadas, no sábado, às 18h30; e no domingo (7), no mesmo horário, Abençoado e Bendizido, do Mamulengo Fuzuê, e a partir de 17h30, o espetáculo Brasil Pequeno se apresenta de forma itinerante dentro do próprio festival.

Já as oficinas acontecem nestas terça (2) e quinta (4), com roda de conversa entre artistas e admiradores da arte. Interessadas e interessados podem se inscrever aqui. Entre os dias 9 e 12 de julho, o Laboratório de Formas Animadas (LATA) da UnB sedia a oficina “Iluminação para Lambe-lambe”, ministrada pela argentina Gabriela Céspedes.

Vertente brasileira que rompeu fronteiras

Representando o teatro Lambe-Lambe do Distrito Federal, participam do encontro os grupos Cia. Articum, As Caixeiras Cia. de Bonecas e a artista Kika de Moraes. 

O evento também conta com a participação de artistas de outros estados do Brasil: a Cia. PlastikOnírica, de Santos (SP), a Cia. Andante Produções Artísticas, de Canelinha (SC), a Trágica Cia. de Arte, de Curitiba (PR), a Família Santiago Santos Circo Teatro, de Goiânia (GO), o Lambe-Lambe da Bahia, de Salvador (BA), o Grupo Girino, de Belo Horizonte (MG), a Cia. Pneuma, de Anápolis (GO), além de lambe-lamberios independentes Iogan Montefusco, de Manaus (AM), Nina Vogel, de Carazinho (RS), Lia Mota, de Alto Paraíso (GO) e Joana Vieira, de João Pessoa (PB).

cef547924a81b0809eea23398bd38723
Nina Vogel, de Santa Catarina, participará do Encontro em Brasília / Foto: Jan Hromadko

O teatro Lambe-lambe, vertente teatral brasileiríssima, já ultrapassou as fronteiras nacionais e fez escola em outros países da América Latina. Por isso, também participam do encontro companhias chilenas, de Valparaíso, OANI Teatro e Cia. Mestre Lunas Teatro de Animación. Diretamente de Mendoza, na Argentina, chega o Grupo Gabriela Clavo y Canela. A Cia. Títeres Amairú, de Canelones, no Uruguai, e a Cia. Títeres Elwaky, de Cochabamba, na Bolívia, completam a programação internacional. 

Programação

Sábado (06/07)

16h – Abertura 

16h às 21h – Exposição Miúdas Delicadezas

16h15 Contação de histórias com Maíra Oliveira

17h às 20h – Espetáculos de Teatro Lambe-lambe

17h30 às 18h15 – Espetáculo Brasil Pequeno

18h30  – Espetáculo Pedaços de Maria

20h15 – Show musical com Trio Fulores

21h – Encerramento

Domingo (07/07)

16h – Abertura

16h às 21h – Exposição Miúdas Delicadezas

16h15 Contação de histórias com Maíra Oliveira

17h às 20h – Espetáculos de Teatro Lambe-lambe

17h30 às 18h15 – Espetáculo Brasil Pequeno

18h30  – Espetáculo Benedito, Abençoado e Bendizido

20h15 – Show musical com Fanfarra Maluvidas

21h – Encerramento

Oficinas

2 a 4 de julho – 18h às 22h

Serviço:

3º Encontro de Teatro de Lambe-Lambe

Local: Espaço Cultural Renato Russo

Endereço: Comércio Residencial Sul, 508, Bloco A, Asa Sul

Data e horário: de 2 a 7 de julho, das 16h às 21h

Entrada franca e com classificação indicativa de livre a 16 anos

 

Edição: Flávia Quirino

Fonte: Brasil de Fato

Quer ficar por dentro de todas as novidades?
Siga o perfil do Portal Minuto61 no Instagram e não perca nada!

Receba as últimas notícias diretamente no seu Whatsapp!
Fique atualizado acessando o nosso canal

Tem uma denúncia ou sugestão de reportagem?
Envie para o WhatsApp do Portal Minuto61 DF
Sua participação é muito importante!
Siga o canal “Últimas Notícias DF – Portal Minuto 61″ no WhatsApp:

Últimas Notícias

Portal Minuto 61 © 2022 – Strike Media

Você ajuda nosso portal a crescer e continuar
trazendo as notícias mais importantes!

Sua participação faz toda a diferença!

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Conheça nossa política de privacidade.