“Olhar d’Elas – Mulheres na Fotografia”: inscrições até 20 de julho

"Olhar d’Elas – Mulheres na Fotografia": inscrições até 20 de julho
Fonte: Agência Brasília

“Olhar d’Elas – Mulheres na Fotografia”: inscrições até 20 de julho

Fotógrafas profissionais e amadoras que residem no Distrito Federal e Entorno têm uma oportunidade imperdível para mostrar seu talento e sensibilidade. Estão abertas, até 20 de julho, as inscrições para o concurso “Olhar d’Elas – Mulheres na Fotografia”. A iniciativa, realizada pelo coletivo Ocre Imagem e que conta com o valioso apoio do Fundo de Apoio à Cultura do DF (FAC-DF), selecionará 20 trabalhos fotográficos para compor uma exposição coletiva no Complexo Cultural de Samambaia, com inauguração prevista para o mês de agosto. Além da visibilidade, as três imagens mais bem avaliadas receberão um prêmio em dinheiro de R$ 1 mil cada.

Com o tema “Mulheridades: Tecnologias Ancestrais”, o concurso propõe um olhar aprofundado e sensível sobre os saberes femininos que são transmitidos através das gerações. A temática busca explorar, por meio das lentes, práticas de cuidado, artesania e outras manifestações de conhecimento ancestral. “É a oportunidade de explorar esse olhar cotidiano e ancestral, que conecta o passado ao presente”, afirma a fotógrafa Tatiana Reis, uma das idealizadoras do projeto e integrante do coletivo Ocre Imagem.

Tatiana explica que a inspiração para o projeto surgiu da vivência das próprias integrantes do coletivo, muitas das quais são mulheres e mães que enfrentam desafios diários para conciliar a maternidade com a atuação no concorrido mercado criativo. “Foi uma grata surpresa ter o projeto aprovado no FAC. O recurso se torna uma ferramenta para movimentar sonhos e, com esse projeto, conseguimos retribuir à população, com o máximo de cuidado, o que recebemos. É também uma forma de fortalecer uma rede crescente de mulheres no audiovisual”, comenta Tatiana, destacando a importância do apoio público para a concretização de iniciativas que promovem a inclusão e o empoderamento feminino.

Da Criação à Concretização: Uma Rede Feminina no Audiovisual

A fundação do coletivo Ocre Imagem nasceu da união de forças entre Tatiana Reis e a fotógrafa Gabriela Pires. Gabriela compartilha a emoção de ver o projeto “Olhar d’Elas” se concretizando, refletindo os ideais que deram origem ao coletivo. “A Ocre nasceu da nossa vontade de mudar a realidade e criar uma rede de mulheres no audiovisual. Queremos que todas as mulheres se sintam pertencentes”, afirma Gabriela, reforçando a missão de criar um ambiente de apoio e colaboração entre as profissionais da área.

O concurso é exclusivamente voltado para mulheres (cis e trans) que residem no Distrito Federal e Entorno. As interessadas em participar podem enviar até três fotografias em uma única inscrição. O processo de seleção será rigoroso e transparente: o resultado das fotografias selecionadas para a exposição coletiva será divulgado em 11 de agosto, um momento de grande expectativa para as participantes.

A curadoria da exposição ficará a cargo de um time experiente e renomado de fotógrafas: Aya, Ramona Jucá, Thaís Mallon e a própria Gabriela Pires. A mostra será oficialmente inaugurada no dia 23 de agosto no Complexo Cultural de Samambaia e permanecerá em cartaz por 30 dias, oferecendo um espaço de visibilidade e reconhecimento para o trabalho das artistas. Além dos 20 trabalhos selecionados por meio do concurso, o projeto prestará uma justa homenagem à fotógrafa e documentarista angolana radicada em Brasília, Marisol Kadiegi, reconhecendo sua contribuição para a fotografia e o audiovisual.

Premiação e Compromisso do Coletivo Ocre Imagem

O sistema de premiação do concurso “Olhar d’Elas” combina a avaliação técnica com a participação popular, garantindo diferentes formas de reconhecimento. Das três imagens premiadas com R$ 1 mil cada, duas serão escolhidas pelas curadoras do projeto, que analisarão aspectos técnicos, conceituais e a aderência ao tema “Mulheridades: Tecnologias Ancestrais”. A terceira fotografia premiada será definida por votação popular no Instagram do coletivo Ocre Imagem: a imagem com o maior número de curtidas receberá o cobiçado prêmio do júri popular.

O resultado final dos trabalhos premiados será divulgado em 20 de setembro, durante a cerimônia de encerramento da exposição no Complexo Cultural de Samambaia. Este evento especial também contará com uma conversa aberta entre as curadoras, as expositoras selecionadas e a homenageada Marisol Kadiegi, proporcionando um espaço para troca de experiências, insights e networking.

O coletivo Ocre Imagem é composto por um grupo de talentosas profissionais: as fotógrafas e artistas Gabriela Pires, Tatiana Reis, Beatriz Braga e Sabrina May; a editora e filmmaker Jully Kathleen; e a produtora Karla Raposo. Desde 2023, o grupo tem realizado coberturas de diversos projetos culturais, incluindo festivais, oficinas, espetáculos e shows, acumulando experiência e reconhecimento no mercado.

Com a nobre missão de reinserir mulheres, especialmente mães, na cadeia produtiva da cultura, o coletivo Ocre Imagem atua ativamente na formação de uma rede colaborativa de fotógrafas, videomakers, editoras e diretoras no Distrito Federal. Essa iniciativa não apenas promove a arte e a cultura, mas também cria oportunidades, fortalece laços e empodera mulheres no audiovisual, contribuindo para um mercado de trabalho mais justo e inclusivo. O concurso “Olhar d’Elas” é um exemplo vibrante desse compromisso.

Inscrições para o concurso e regulamento acesse:

  “Olhar d’Elas – Mulheres na Fotografia”

Fonte: Agência Brasília

Quer ficar por dentro de todas as novidades?
Siga o     Minuto61 no Instagram     !

Receba as últimas notícias no Whatsapp !
Siga o canal “Últimas Notícias”  WhatsApp

Quer denunciar ou sugerir uma reportagem?
Envie para Portal Minuto61 DF

 

 

Últimas Notícias

Concurseiros

Portal Minuto 61 © 2022 – Strike Media

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Conheça nossa política de privacidade.