Decoreba Não! Memorização Inteligente para Concursos Públicos

memorização

Em um mundo cada vez mais digital, com tudo a um clique de distância, memorizar informações parece cada vez mais difícil. Afinal, por que se esforçar para lembrar de algo que podemos simplesmente pesquisar na internet, não é mesmo?

Entretanto, a memorização continua sendo uma habilidade fundamental para o aprendizado e principalmente para a aprovação em provas de concurso público!

A memorização é a base sobre a qual construímos nosso conhecimento. Imagine um edifício sem uma fundação sólida. Ele não se sustentará e acabará desmoronando. Da mesma forma, sem a memorização de fatos e conceitos básicos, é impossível construir um conhecimento mais profundo e complexo que se sustente na hora da prova.

A importância da memorização para Concursos Públicos

Se você estuda para concursos públicos, a memorização desempenha um papel fundamental na sua vida, já que, em geral, não é permitido fazer consultas aos materiais impresso ou à internet durante o exame. Assim, treinar sua memorização é essencial para que você consiga responder às questões objetivas com rapidez e precisão.

Muitas provas de concurso objetivas exigem a memorização de detalhes específicos, como artigos de lei, conceitos, fórmulas matemáticas e fatos históricos. Até mesmo para as questões  discursivas é necessário construir uma base sólida. A memorização de conceitos-chave e exemplos relevantes permite que você desenvolva argumentos consistentes e bem fundamentados em redações.

Ter o conteúdo memorizado aumenta a confiança do candidato, permitindo que ele se concentre na resolução das questões em vez de se preocupar em lembrar informações, lidando melhor até mesmo com o nervosismo e a ansiedade.

Mas não se trata apenas de decorar e repetir informações mecanicamente. Você precisa compreender, repetir e praticar ativamente. Antes de memorizar, é fundamental compreender o significado e a importância do conteúdo estudado. Além disso, revisar o material em intervalos espaçados ajuda a consolidar a memória de longo prazo. Por fim, exercitar a recuperação da informação, como nas Leis Lacunadas, é uma forma eficaz de reforçar a memorização do conteúdo.

Com a Lei Lacunada você estimula o aprendizado ativo, identifica os pontos da lei que precisam de mais atenção, estuda a lei seca de forma dinâmica e interativa e melhora a retenção de informações.

lei lacunada

Trata-se de estudar a lei seca, como a Lei de Licitações, a Constituição Federal ou a Lei de Improbidade Administrativa, preenchendo as lacunas em branco para forçar a fixação de palavras chave, prazos e conceitos que são cobrados em prova. Acessando este link você pode ter acesso às 10 leis que mais caem em concurso público já lacunadas e com gabaritos para você estudar por um método cientificamente validado para a memorização. Além disso, você tem acesso às aulas que ensinam a utilizar o material da maneira mais proveitosa, e a brindes incríveis que incluem uma meditação para ansiedade pré-prova.

Em um mundo cada vez mais digital, a memorização continua sendo uma habilidade essencial para o aprendizado. Ao adotar estratégias eficazes de memorização é possível aprimorar essa habilidade fundamental e colher seus frutos da sua aprovação.

SIGA NO INSTAGRAM: @anamariamentoria
MAIS VÍDEOS NO YOUTUBE: @ANAMARIAMENTORIA
MAIS ARTIGOS DA COLUNA CONCURSEIROS

Últimas Notícias

Concurseiros

Portal Minuto 61 © 2022 – Strike Media

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Conheça nossa política de privacidade.