Logo Minuto61

Golpe do videogame: Criminosos são presos pela PCDF

Golpe do videogame: Criminosos são presos pela PCDF 04/07

Golpe do Vídeo Game: PCDF desmantela organização criminosa especializada em extorsão e estelionato de videogames Na manhã desta quinta-feira (4), a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por meio da 26ª Delegacia de Polícia em Samambaia, deflagrou a Operação Reset, para desarticular uma organização criminosa especializada em extorsão e estelionato envolvendo a compra e venda de […]

Golpe do Vídeo Game: PCDF desmantela organização criminosa especializada em extorsão e estelionato de videogames

Na manhã desta quinta-feira (4), a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por meio da 26ª Delegacia de Polícia em Samambaia, deflagrou a Operação Reset, para desarticular uma organização criminosa especializada em extorsão e estelionato envolvendo a compra e venda de videogames. O grupo atuava no Distrito Federal e nas cidades do entorno.

No decorrer da Operação Reset, sete mandados de prisão e sete mandados de busca e apreensão foram cumpridos nas regiões de Samambaia, Guará, Lúcio Costa, Feira dos Importados do SIA e Vicente Pires. Os sete criminosos presos durante a operação têm idades entre 22 e 42 anos.

Diversos objetos foram apreendidos, incluindo vários consoles Playstation e Xbox, jogos, controles, aparelhos eletrônicos e dinheiro em espécie.

Golpe do videogame: Criminosos são presos pela PCDF 04/07
Foto: PCDF

Investigações e modus operandi

A ação teve início após uma vítima procurar a delegacia para denunciar um caso de extorsão decorrente da venda de um videogame. A equipe de investigação identificou pelo menos 50 vítimas somente no DF e, através da análise dos registros, descobriu que a organização era bem estruturada, com divisão de tarefas entre seus membros.

De acordo com as investigações, o modus operandi do grupo era complexo e envolvia diversas etapas: Identificação de Vítimas: Criminosos buscavam potenciais vítimas que anunciavam seus videogames em plataformas online; Contato e Retirada do Produto: Após identificar a vítima, os golpistas a contatavam, fingindo interesse na compra do produto. Eles se deslocavam até a residência da vítima, recolhiam o videogame e realizavam o pagamento;

Falso Defeito e Extorsão: Com o videogame em mão, os criminosos entravam em contato com a vítima novamente, alegando que o aparelho apresentava defeitos. Para convencê-la, enviavam vídeos e fotos de peças velhas e danificadas de outro dispositivo, exigindo a transferência de dinheiro para consertá-lo. Essa exigência persistia até que o grupo recuperasse todo o valor investido;

Ameaças e Intimidação: Se a vítima percebesse o golpe e se recusasse a pagar, os criminosos passavam a extorqui-la, ameaçando-a de morte. Para aumentar a intimidação, enviavam vídeos exibindo armas de fogo e, em alguns casos, até mesmo apareciam na residência da vítima; Revenda dos Produtos e Lucro: Com o videogame em mão e o dinheiro recuperado, uma terceira parte do grupo entrava em cena. Donos de falsas lojas virtuais e de algumas bancas na Feira dos Importados do SIA, os criminosos revendiam os produtos adquiridos ilicitamente. Parte do lucro dessa venda era então repassada para os membros que atuavam nas fases anteriores do crime.

Combate à extorsão, fraudes e estelionato

A Operação Reset demonstra o compromisso da PCDF com o combate ao crime organizado e à proteção da população. A 26ª DP reitera seu empenho em investigar e punir os autores de crimes, e orienta a população a denunciar atividades ilícitas por meio do Disque-Denúncia 197. A PCDF também oferece canais de comunicação em seu site oficial para que a comunidade possa colaborar com o trabalho da polícia.

Informações: Assessoria de Comunicação/DGPC

Denúncia 197

Quer ficar por dentro de todas as novidades?
Siga o perfil do Portal Minuto61 no Instagram e não perca nada!

Receba as últimas notícias diretamente no seu Whatsapp!
Fique atualizado acessando o nosso canal

Tem uma denúncia ou sugestão de reportagem?
Envie para o WhatsApp do Portal Minuto61 DF
Sua participação é muito importante!
Siga o canal “Últimas Notícias DF – Portal Minuto 61″ no WhatsApp:

Últimas Notícias

Portal Minuto 61 © 2022 – Strike Media

Você ajuda nosso portal a crescer e continuar
trazendo as notícias mais importantes!

Sua participação faz toda a diferença!

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Conheça nossa política de privacidade.