O desafio de ajudar a superar o alcoolismo

COMPARTILHE!
O desafio de ajudar a superar o alcoolismo
Reprodução/ Freepik
O desafio de ajudar a superar o alcoolismo
Reprodução/ Freepik

O desafio de ajudar a superar o alcoolismo Alcoolismo é uma condição que afeta milhões de pessoas e o desafio de ajudar alguém a superar essa dependência é significativo. A abstenção completa do consumo de álcool é a única maneira eficaz de lidar com o alcoolismo. Essa medida, embora importantíssima, muitas vezes requer apoio profissional […]

O desafio de ajudar a superar o alcoolismo

Alcoolismo é uma condição que afeta milhões de pessoas e o desafio de ajudar alguém a superar essa dependência é significativo. A abstenção completa do consumo de álcool é a única maneira eficaz de lidar com o alcoolismo. Essa medida, embora importantíssima, muitas vezes requer apoio profissional e, em casos graves, pode exigir internação.

O desafio de ajudar alguém a superar essa dependência é significativo. A abstenção completa do consumo de álcool é a única maneira eficaz de lidar com o alcoolismo. Essa medida, embora importante, muitas vezes requer apoio profissional e, em casos graves, pode

Efeitos da abstinência sem álcool

Especialistas explicam que a interrupção abrupta do consumo de álcool pode desencadear a síndrome de abstinência, que se manifesta quando a concentração de álcool no sangue diminui, causando irritabilidade, ansiedade, taquicardia e sudorese excessiva. Em casos extremos, essa síndrome pode provocar convulsões e até levar à morte.

Importância do apoio no tratamento

A busca por ajuda especializada é fundamental para a recuperação do alcoolismo. Além disso, o apoio de amigos e familiares desempenham um papel importante, embora nem todos consigam lidar emocionalmente com a situação. Alguns vínculos afetivos podem se romper ou ficar abalados em face desse problema, havendo por vezes a necessidade também das pessoas mais próximas procurarem ajuda de profissionais ou grupos de apoio.

Para grande parte da população mundial, o consumo de álcool está associado a momentos de prazer e celebração. No entanto, para um número crescente de pessoas, essa substância representa um grave risco à saúde, não só para os homens mas também para as mulheres onde o número cresce assustadoramente.

A dependência alcoólica surge quando o indivíduo passa a beber não para obter prazer, mas para evitar o desprazer causado pela ausência de álcool. “A primeira consequência do alcoolismo, que é comum e grave, é que a pessoa não consegue ficar sem consumir álcool, porque sem ele, sente-se desconfortável. Ela bebe para aliviar essa sensação e acaba se tornando dependente”,

A negação do problema é uma característica comum entre os dependentes de álcool, o que torna a abordagem do alcoolismo um desafio significativo. “Existe um estigma grande em relação ao alcoolismo. Muitas vezes, as pessoas que sofrem com essa dependência não se consideram dependentes. Elas acreditam que são bebedores moderados e que podem parar de beber quando quiserem”.

Para auxiliar na recuperação, é sugerido grupos de apoio, a prática de atividades físicas e o uso de medicamentos que ajudam a reduzir o desejo de beber ou que provocam reações adversas ao consumo de álcool. Terapias e a espiritualidade, segundo ele, também desempenham um papel importante no processo de recuperação.

Colaboradores dos Alcóolicos Anônimos, destacam a importância do envolvimento de familiares e amigos no tratamento do alcoolismo. Quase nenhum membro dos Alcóolicos Anônimos vem por vontade própria buscar tratamento. Muitos são motivados pela pressão da família, dos empregadores ou dos amigo. O primeiro passo para ajudar um dependente de álcool é esperar que a pessoa esteja sóbria antes de abordar o assunto.

É aconselhável que a família tente conversar com o dependente durante o período de ressaca, quando a pessoa está mais consciente dos efeitos do consumo de álcool. No entanto, na maioria das vezes, a primeira tentativa não terá sucesso, e será necessário tentar novamente e novamente tantas vezes for necessário sendo que em  momentos de sobriedade.

Abordar o alcoolismo requer sensibilidade e compreensão do momento certo para intervir. O apoio de especialistas, junto com a participação ativa de familiares e amigos, pode ser determinante para o sucesso do tratamento. Embora o caminho seja difícil, com uma abordagem adequada, é possível ajudar o dependente a enfrentar e superar a dependência do álcool.

É aconselhável  que pessoas dispostas a ajudar procurem ajuda de especialistas e grupos de apoios para enfrentarem esse desafio com sucesso.

Se você está procurando os endereços dos grupos de Alcoólicos Anônimos (AA) no Distrito Federal, a maneira mais prática é acessar o site oficial da Irmandade de Alcoólicos Anônimos do Brasil:  www.alcoolicosanonimos.org.br. Lá, você encontrará uma seção dedicada aos grupos espalhados por todo o país, incluindo o Distrito Federal. O site é atualizado regularmente, fornecendo uma lista completa de endereços, horários das reuniões e contatos telefônicos para facilitar sua busca.

Por Minuto61

Quer ficar por dentro de todas as novidades?
Siga o perfil do Portal Minuto61 no Instagram

Receba as últimas notícias diretamente no seu Whatsapp!
Fique atualizado acessando o nosso canal

Tem uma denúncia ou sugestão de reportagem?
Envie para oWhatsApp do Portal Minuto61 DF

Sua participação é muito importante!

 

 

 

Portal Minuto 61 © 2022 – Strike Media

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Conheça nossa política de privacidade.