Logo Minuto61

Pé de Cerrado celebra 25 anos com temporada especial

Pé de Cerrado celebra 25 anos com temporada especial
Pé de Moleque - Créditos da Foto -Davi Mello

Pé de Cerrado celebra 25 anos com temporada especial O Grupo Cultural Pé de Cerrado realiza circuito de espetáculos especiais para celebrar seus 25 anos de existência junto ao público. Programação começa neste final de semana e segue até agosto com shows em várias regiões do Distrito Federal Pé de Cerrado celebra 25 anos ao […]

Pé de Cerrado celebra 25 anos com temporada especial

O Grupo Cultural Pé de Cerrado realiza circuito de espetáculos especiais para celebrar seus 25 anos de existência junto ao público.

Programação começa neste final de semana e segue até agosto com shows em várias regiões do Distrito Federal

Pé de Cerrado celebra 25 anos ao som de tambores, instrumentos de cordas, de sopro, chocalhos e maracás, pés que dançam e que pisam firme no chão e um coro que há décadas ecoa o amor às culturas populares Brasil afora, 

A programação começa neste final com apresentações em dois importantes festivais de cultura popular do Distrito Federal. Dia 29, sábado, Pé de Cerrado estará na XI Mostra de Diversidade e Cultura Popular do Paranoá, promovida pela mestra Martinha do Coco, às 18h.

No domingo, 30, às 21h, no Festival de Cultura Popular do Gama, pelo projeto Pé de Moleque, apoiado pelo Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal. A temporada segue nos meses de julho e agosto, com encerramento no dia 23/08, no Festival Sinfônico, com a Orquestra Filarmônica de Brasília, na Concha Acústica de Brasília.

E para materializar a celebração desses 25 anos, o Pé de Cerrado está gravando seu novo álbum, pelo projeto Matriarca, que será lançado em breve.

A diversidade é uma marca importante do grupo, que representa a formação cultural da capital, com influências de todos os estados do Brasil e que tem nessa mistura de influências a singularidade e a riqueza de algo que só é encontrado aqui no nosso quadradinho.

O grupo, que encontrou terreno fértil quando o forró universitário dominava a cena cultural do país, já ousava trazendo o bumba meu boi, o coco, o afoxé, a ciranda, o maracatu e tantos outros ritmos muitas vezes desconhecidos. Esse trabalho contínuo do Pé de Cerrado gerou frutos e formou plateia para as culturas populares do DF.

A ancestralidade das culturas populares e das brincadeiras propostas pelo Pé de Cerrado acessam com profundidade o público. “O espetáculo é um convite ao brincar, a estar em contato com a criança que cada um tem dentro de si, a se encantar e a sorrir muito”, comenta um dos fundadores do grupo, Pablo Ravi.

Nesses 25 anos, o Pé de Cerrado já gravou 3 álbuns, o primeiro com a participação de Dominguinhos. Participaram também do CD Nós por Eles, do Quinteto Violado, com a releitura da música “Mundão.

O grupo recebe muitos convites que se apresentam numa proposta de representação da cultura brasileira e brasiliense. Foi assim no projeto “Brasil Junino”, em que o grupo representou a cultura do DF com 24 apresentações na Europa. Também na participação do programa Saia Justa, do GNT, em junho de 2023, em que o grupo foi convidado para falar sobre o São João como representante do Centro Oeste, ao lado de artistas como Elba Ramalho e Mariana Aydar, que na ocasião representavam o Nordeste e o Sudeste; no convite para apresentações no G20, além de diversos prêmios e homenagens já recebidas.

Atualmente, o grupo, que é indicado pela Secretaria de Educação para ser estudado em sala de aula com os alunos do DF, tem realizado muitas vivências em escolas e recebido inúmeros vídeos de turmas que escolheram suas músicas para apresentarem em datas comemorativas.

Como comenta Carla Landim, produtora do grupo, “tem sido incrível receber os vídeos das crianças e dos professores. A gente percebe que os educadores gostam de trabalhar nossas músicas, dizem que elas agregam muito pelas letras e pela possibilidade da escola trabalhar com ritmos tradicionais brasileiros de forma divertida e lúdica.

Para saber mais informações sobre o grupo e a programação especial dos 25 anos, basta acompanhar o Pé de Cerrado pelas redes sociais.

Pé de Cerrado celebra 25 anos com temporada especial
Pé de Moleque – Créditos da foto – Davi Mello

Serviço

Pé de Cerrado 25 anos

Programação deste final de semana

29/06 (sábado) XI Mostra de Diversidade e Cultura Popular do Paranoá, às 18h.

Casa de Cultura Popular Martinha do Coco. Praça da Quadra 28. Entrada gratuita.

30/06 (domingo) Festival de Cultura Popular do Gama, às 21h. Espaço Voar. Entrada gratuita.

E vem aí!

05/07 (sexta-feira) Festa Julhina Escola Parque 303/304 Norte às 19h.

06/07 (sábado) Festa Julhina Sesc+Tradições Juninas no Guará, às 20h.

20/07 (sábado) Rota 156 no SESC Taguatinga Sul às 21h.

03/08 (sábado) DF Instrumental no SESC Taguatinga Sul às 23h.

23/08 (sexta-feira) Festival Sinfônico, com a Orquestra Filarmônica de Brasília, na Concha Acústica.

 

 

Últimas Notícias

Portal Minuto 61 © 2022 – Strike Media

Você ajuda nosso portal a crescer e continuar
trazendo as notícias mais importantes!

Sua participação faz toda a diferença!

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Conheça nossa política de privacidade.