Tiririca deixa o PL ,Muda Domicílio Eleitoral para o Ceará e se candidatará pelo PSD-CE
Em uma movimentação política de grande impacto, o deputado federal Francisco Everardo Oliveira Silva, mais conhecido como Tiririca, deixou o Partido Liberal (PL) e oficializou sua filiação ao Partido Social Democrático (PSD). O parlamentar, que cumpriu quatro mandatos consecutivos representando o estado de São Paulo, também alterou seu domicílio eleitoral, retornando ao Ceará, seu estado natal.

O anúncio e a formalização da filiação ao PSD, liderado nacionalmente por Gilberto Kassab, ocorreram nesta quarta-feira, 5 de novembro. A ficha de filiação foi assinada durante um encontro estratégico com o deputado federal Domingos Neto (PSD-CE) e seu pai, Domingos Filho, que atualmente preside o diretório estadual do PSD no Ceará.
A troca de partido, que aconteceu fora da janela partidária, foi possível graças à anuência concedida pelo PL de Valdemar Costa Neto, segundo informaram auxiliares do deputado. Aos 60 anos, Tiririca (nascido em 01/05/1965) encerra um ciclo de representação por São Paulo e prepara-se para disputar seu quinto mandato em 2026, desta vez por sua terra natal.
Retorno às Origens e Expectativa de Quinto Mandato
Natural de Itapipoca, Ceará, Tiririca concretizou a transferência de seu título eleitoral para o estado. Esta mudança de base eleitoral visa garantir sua candidatura pelo PSD do Ceará nas eleições de 2026. A decisão de retornar à política cearense marca um novo capítulo na carreira do parlamentar, cujo e-mail oficial na Câmara dos Deputados é dep.tiririca@camara.leg.br
Tiririca iniciou sua trajetória na Câmara em 2011, eleito pelo Partido da República (PR), sigla que posteriormente se fundiu ao Partido Liberal (PL). Seus mandatos foram exercidos ininterruptamente, sempre representando São Paulo:
- 2011-2015: Deputado Federal, SP, PR. Posse: 01/02/2011.
- 2015-2019: Deputado Federal, SP, PR. Posse: 01/02/2015.
- 2019-2023: Deputado Federal, SP, PR. Posse: 01/02/2019.
- 2023-2027: Deputado Federal, SP, PL. Posse: 01/02/2023.
A perspectiva de um quinto mandato pelo Ceará demonstra a força e a persistência do deputado no Congresso Nacional, mantendo-se relevante no cenário político após mais de uma década de atuação.
Da Votação Recorde ao Desentendimento com o PL
A entrada de Tiririca na política em 2010 foi um fenômeno eleitoral. Utilizando bordões de seu personagem de palhaço – como “Vote no Tiririca, pior do que tá não fica!” e “O que é que faz um deputado federal? Na realidade eu não sei, mas depois, eu te conto” – o então estreante foi o parlamentar mais votado do país, angariando 1,3 milhão de votos. O número foi quase o dobro de eleitores do segundo colocado à época, o ex-governador do Rio de Janeiro Anthony Garotinho (União Brasil – RJ). O que começou com um tom de sátira rendeu o primeiro de quatro mandatos sucessivos.
Contudo, a relação de Tiririca com o PL sofreu um desgaste notório. O ponto de maior atrito ocorreu quando o parlamentar chegou a cogitar não concorrer à reeleição em 2022. O motivo foi a entrada da família Bolsonaro na sigla e a decisão da cúpula do PL de ceder o número de urna 2222, utilizado por Tiririca desde sua primeira eleição em 2010, para o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP).
Apesar do descontentamento, Tiririca decidiu disputar as eleições de 2022, garantindo seu quarto mandato. Agora, com a mudança para o PSD e o retorno ao Ceará, o parlamentar busca um novo caminho político, capitalizando em suas origens e em sua popularidade para consolidar uma carreira que se estenderá por pelo menos uma década e meia no Congresso Nacional.
e-mail oficial na Câmara dos Deputados __ dep.tiririca@camara.leg.br
Site__www.deputadotiririca.com.br
Rede Social__https://www.instagram.com/dep.tiririca/
Por minuto61
Quer ficar por dentro de todas as novidades?
Siga o Minuto61 no Instagram !
Receba as últimas notícias no Whatsapp!
Siga o canal “Últimas Notícias” WhatsApp
Quer denunciar ou sugerir uma reportagem?
Envie para Portal Minuto61 DF








