Você foi enganado sobre como passar em concursos — e eu sinto muito por isso.
Você foi enganado quando disseram que para passar em um concurso você só precisava estudar mais. Que era só fazer mais questões, mais leituras, mais revisões… Disseram que, se você não passou ainda, é porque não se esforçou o suficiente ou não quer de verdade (É duro ouvir essa, né?).
Mas se isso fosse verdade, você nem estaria aqui hoje, lendo este artigo, buscando soluções, se dedicando. O problema não é falta de vontade. Você quer muito. Eu sei! O que te falta é o caminho.
Fizeram você acreditar que a única maneira de ser aprovado é fazer cada vez mais — quando, na verdade, para passar, talvez você precise fazer menos, mas de forma carreta e estratégica.
Hoje, eu quero tirar essa crença absurda enraizada . Quero que entenda que, para passar mais rápido, não basta estudar mais: precisa estudar melhor.
Durante anos, eu acreditei que para ser aprovada nos melhores concursos eu só precisaria aumentar as horas de estudo. Se estava estudando 4h por dia e não passava, então eu deveria sobrar para 8h. Não passou? Vamos para 10h! Mas, mesmo com todo esse esforço e sacrifício, o salto no resultado nunca chegava.
Até que eu me dei conta: Fazer mais do mesmo não te deixa mais próximo da aprovação, apenas mais cansado,
Esse conceito mudou completamente minha vida. Nós precisamos de um salto de qualidade nos estudos, não de quantidade.
Se está estudando horas e horas, mas sente que não sai do lugar, é evidente que o problema não seja esforço. Talvez esteja usando métodos que te prendem num ciclo de tentativas frustradas e desincentivo. É como tentar remar um barco com toda a força, mas na direção errada.
Enquanto continuar só “tentando”, “estudando” no automático, assistindo aulas sem método, resolvendo questões sem estratégia, o máximo que vai conseguir são pequenas melhorias de desempenho no longo prazo, mas sem aprovação. A aprovação exige um estratégia. Sabe por que estuda do jeito que estuda?
A verdade é que você não é preguiçoso.
Não é incapaz.
Só foi condicionado a acreditar que “quem tenta mais passa”, quando na verdade quem estuda certo passa.
Se você se vê como alguém que “tenta” o tempo todo — tenta estudar, tenta manter a disciplina, tenta melhorar o desempenho nas provas — eu preciso te dizer: tentar é confortável. É seguro. É onde você se valida (“pelo menos estou tentando”) — mas não é onde você passa.
Passa quem decide que tentar não é mais o suficiente. Quem muda a forma de estudar. Quem entende que fazer “mais do mesmo” só prolonga o sofrimento.
É hora de parar de apenas estudar mais e começar a estudar como aprovado.
Mude a sua estratégia.
Mude a sua mentalidade.
Estude menos conteúdo, mas com mais profundidade.
Faça menos questões, mas com mais análise crítica de verdade.
Leia menos páginas, mas leia com mais atenção.
Estudar para concurso não é sobre quantidade.
É sobre clareza, estratégia e foco.
Está pronto para deixar de ser apenas alguém que “tenta” e se tornar alguém que passa?
Leia também: MAIS ARTIGOS DA COLUNA CONCURSEIROS
O Que o Messi Pode Te Ensinar Sobre Concurso Público?
Linguagem Corporal: 1 Detalhe que Vai Transformar o Seu Desempenho em Prova
A Cura da Procrastinação nos Estudos que Você NÃO Quer Ouvir, Mas Precisa!
3 Etapas da Mentalidade do Aprovado em Concursos Públicos
Linguagem Corporal: 1 Detalhe que Vai Transformar o Seu Desempenho em Prova